Autoridades japonesas, buscando reduzir a pegada de carbono e superlotação no Monte Fuji, vão propor um sistema de bonde sem trilhos e com pneus de borracha fabricado pela CRRS da China para transportar escaladores, disse uma pessoa com conhecimento direto do plano.
A nova proposta substituiria o plano original de construir um sistema de veículo leve sobre trilhos que conecta a base até a quinta estação da popular rota Yoshida até o topo, após uma cidade e outros grupos terem manifestado preocupação com seu ambiente e impacto de custo.
A província de Yamanashi, lar para a rota mais popular usada por escaladores do vulcão de 3.776m de altura, está determinada a anunciar o plano em breve, disse a pessoa.
O “Sistema Ferroviáriao Rápido Autônomo” da CRRC da China é uma nova geração de bondes que usa marcações magnéticas nas ruas e pode ser operado sem condutor.
O novo plano permitiria que a província utilizasse a existente rota com pedágio Fuji Subaru Line e proibiria a entrada de todos os carros particulares e ônibus de turismo, disse a pessoa. A província espera conduzir um teste piloto já no próximo ano fiscal.
Yamanashi também está visando construir uma rede de bondes que se estenderia a municípios locais e se conectaria a um sistema ferroviário de levitação magnética planejado pela Central Japan Railway nos anos 2030, disse a pessoa.
Fonte: Japan Today