Um surto mortal da bactéria E.coli ligado a cebolas fatiadas usadas no lanche Quarter Pounder do McDonald’s nos EUA deixou 104 pessoas doentes em 14 estados, disseram na quarta-feira (13) autoridades federais da saúde em uma atualização.
Pelo menos 34 pessoas foram hospitalizadas e 4 desenvolveram síndrome hemolítico-urêmica, uma condição grave que causa insuficiência renal. Um homem de 88 anos que reside em Grand Junction, no Colorado, morreu, como anteriormente divulgado.
A doença começou no fim de setembro e a maioria dos surgimentos mais recentes ocorreram desde 21 de outubro, de acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA.
No fim de outubro, o McDonald’s disse que seus Quarter Pounders – sem cebolas fatiadas – retornariam aos menus das centenas de restaurantes impactados após testes terem descartado os bifes bovinos como fonte do surto.
A rede de fast food retirou os lanches das lojas em vários estados após o surto ter sido anunciado.
A fornecedora de cebolas Taylor Farms recolheu cebolas após o surto, e o McDonald’s as reintroduziu de uma empresa diferente.
“Não parece ser uma preocupação de saúde alimentar contínua relacionada a esse surto em lojas do McDonald’s”, disse o FDA.
Geralmente leva-se de 3 a 4 semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto.
A maioria das pessoas infectadas com a E.coli que produz toxina sofre cólicas estomacais, diarreia e vômito. A maioria se recupera sem tratamento após 5 ou 7 dias.
Fonte: CBS News