Momento em que o raio cai e atinge 2 dos jogadores (reprodução da Onda Desportiva)
O que parecia ser um dia de competição entre o C.D. Juventude Bellavista e U.D. A família Chocca no estádio Coto Coto, em Huancayo, no Peru, tornou-se uma tragédia.
Publicidade
Eram cerca de 16h de domingo (3), horário local, quando os jogadores e o árbitro decidiram abandonar o campo devido às condições meteorológicas, mas um raio caiu sobre 2 jogadores, um deles José Hugo De la Cruz Meza. Embora ambos tenham sido transferidos para o hospital Carrión, em Huancayo, apenas a morte de De la Cruz foi confirmada, enquanto o goleiro está em estado grave devido às queimaduras sofridas pelo raio.
Por sua vez, outros três jogadores também ficaram feridos devido à queda do raio, identificados como Erick Estiven Ccente Cuyllor, 19 anos; Josep Gustavo P. Ch., menor de 16 anos (J. G. P. Ch.); e Cristian César Pituy Cahuana, 24 anos.
As testemunhas que estiveram presentes no local referiram que as equipes estavam de saída devido às más condições climáticas quando foram atingidas por esta poderosa descarga elétrica, apesar de terem sido avisadas sobre o mau tempo.
Esta triste notícia impactou a população de Huancayo, que expressa sua solidariedade e dor à família que atravessa um momento difícil pela perda de seu ente querido devido ao impacto de um raio.
Da mesma forma, o goleiro Juan, da equipe U.D. Família Chocca, que sobreviveu após levar o choque elétrico, prestou declarações ao jornal Correo, contando sua experiência no dia do incidente.
“Dei um salto, demos três passos e o raio nos atingiu. Senti um grande clarão sobre a minha cabeça e minha mente ficou em branco e depois não me lembro de mais nada, recuperei a consciência no hospital. Agradeço a Deus por me dar uma chance na vida, minha pessoa está surpresa porque estou vivo”, disse Chocca, que esteve presente no velório de seu primo José Hugo De la Cruz Meza.
A energia do raio foi dissipada pelo solo molhado, por isso a descarga elétrica atingiu vários jogadores.
Assista ao vídeo chocante (com cenas fortes), do momento da queda do raio.
Fontes: El Comercio Perú e El País