Na quinta-feira (21), a Toyota Motor apresentou ao Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) que fará recalls de diversos modelos de veículos, no total de 4 petições.
Para cada petição apresentou as causas e informou que os reparos serão gratuitos nas concessionárias de todo o país a partir de sexta-feira (22).
Um dos recalls é dos veículos híbridos Corolla, Corolla Sport e Corolla Touring produzidos entre 2022 e 2024, no total de 115.206 unidades, por problema no computador de controle do atuador do freio. Para verificar o número do chassi toque aqui.
O outro é para os modelos Prius, Corolla e Corolla Touring fabricados entre julho e setembro de 2024, no total de 4.902 unidades (verifique o número do chassi aqui). O problema nesses modelos é que em alguns eixos intermediários, surgiram rachaduras durante a moldagem das juntas devido à consideração insuficiente do processo de processamento da prensa.
Outro recall é de 1.429 unidades do modelo Corolla Touring, fabricados em março do ano passado. O motivo é a impermeabilidade, ou seja, a possibilidade de infiltração da água da chuva nos monitores com visão panorâmica ou guia traseira, devido ao gerenciamento insuficiente do equipamento de soldagem.
Outro recall é do modelo Land Cruiser fabricado em setembro deste ano. Em algumas unidades (1.351) foi constatado gerenciamento insuficiente dos equipamentos de produção dos eixos de transmissão dianteiros, alguns componentes das juntas laterais das rodas não foram montados. Portanto, se continuar a utilizar o veículo nessas condições, a junta poderá ser danificada, o que impede continuar a direção.
Se tem um desses modelos, pode procurar a concessionária Toyota mais próxima.
Fonte: divulgação