A micoplasma é um gênero das bactérias que causam infecções do trato respiratório, genital e urinário. Não é apenas a epidemia da pneumonia por micoplasma que preocupa o Japão. Há outras ocorrendo simultaneamente, só que são doenças causadas por vírus.
A tripledemia, do inglês tripledemic, é de 3 epidemias que acontecem simultaneamente. No caso do Japão, são a pneumonia por micoplasma, a influenza e a covid.
Segundo o diretor da Clínica de Medicina Interna e Cirurgia Ito Oji Kamiya, o doutor Hiromichi Ito, “a infecção da pneumonia por micoplasma é galopante este ano”, afetando crianças e adultos.
Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número de pacientes notificados em todo o país na semana até o dia 3 foi de 2,46 por instituição médica. O nível continua altíssimo. As províncias com o maior número de pacientes por instituição médica são:
- 5,67 pessoas em Aomori
- 5,33 em Saitama
- 4,6 em Gifu
- 4,28 em Tóquio
- 4.08 em Ibaraki
Influenza: sintomas severos ou quase imperceptíveis
Segundo o mesmo médico, outra epidemia é a da influenza. A média nacional é de 1,04 por instituição médica até 3 de novembro, mas há províncias cujo índice é elevado:
- 10,64 pacientes em Okinawa
- 2,09 em Shizuoka
- 2 em Chiba
- 1,53 em Nagasaki, todas com tendência de aumento.
Outro detalhe que destaca o médico é que há pacientes que testaram positivo para a covid mas também estão com influenza.
“Uma tripledemia é uma situação difícil, pois é preciso se preocupar com a gravidade da doença, que pode levar à invasão severa de múltiplos órgãos”, destacou.
Ele explica também que muitas pessoas que tiveram influenza no ano passado, podem apresentar sintomas leves porque o corpo ainda tem um pouco de imunidade, mas espalham a infecção. Muitas dessas pessoas não apresentam febre, por isso, a influenza passa despercebida. Recomenda cuidado caso sinta um desconforto na garganta ou muito cansaço. Nesse caso recomenda-se visitar um médico e fazer o teste.
Tripledemia e a covid
Em relação à covid, a média nacional por instituição médica é de 1,57 paciente. As províncias com os índices mais elevados, até 3 de novembro, são:
- 3,61 pacientes em Aomori
- 2,95 em Iwate
- 2,73 em Yamanashi
- 2,58 em Nagano
- 2,50 em Ibaraki
- 2,44 em Niigata
- 2,40 em Shizuoka
- 2,35 em Ehime
- 2 em Chiba
Cuide-se lavando bem as mãos. Para não espalhar a infecção caso o teste dê positivo, use máscara.
Fontes: ANN e NHK