O forte tufão n.º 25, o Usagi, conhecido como Ofel no país insular, tocou o solo do norte das Filipinas no dia 14. Este é o quinto tufão a assolar as Filipinas nas últimas três semanas.
De acordo com a mídia local, o tufão Usagi, na categoria forte, cobriu a província de Cagayan, no norte das Filipinas, na tarde de quinta-feira (14). As escolas locais, usadas como centros de evacuação, receberam pessoas com crianças e foram vistos voluntários levando suprimentos de socorro.
Aproximadamente 24 mil pessoas foram evacuadas nessa província.
159 mortos e 22 desaparecidos, vítimas dos 5 tufões
Esse foi o quinto tufão a assolar as Filipinas nas últimas três semanas, deixando 159 mortos e 22 desaparecidos nesse período.
Além disso, outro tufão 24, o Man-yi, que às 4h de sexta-feira (15) estava a leste do país, está ganhando potência e, quando estiver na categoria de extremamente forte, deverá assolar o centro das Filipinas, região de Luzon, neste fim de semana. Está classificado como um devastador furacão equivalente à categoria 4 na Escala de Ventos de Furacões de Saffir-Simpson.
O governo local apela às pessoas que fiquem atentas ao movimento do tufão Man-yi e que permaneçam em alerta, pois poderá produzir inundações generalizadas, deslizamentos, quedas de energia, danos estruturais e atrasos no transporte. São esperadas rajadas de vento de até 260 km/h, desde a noite de sábado até segunda-feira.
O governo do presidente Ferdinand Marcos Jr. gastou mais de 1 bilhão de pesos (US$ 17 milhões) em alimentos e outras ajudas para centenas de milhares de vítimas da tempestade, além de buscar ajuda de países vizinhos, incluindo Singapura, Indonésia, Malásia e Brunei.
Fontes: NTV, AMJ, DW e AccuWeather