Usina Nuclear de Shimane (NHK)
Antes do reinício da operação da Unidade 2 da Usina Nuclear de Shimane, sediada na cidade de Matsue (Shimane), da Chugoku Electric Power, em dezembro deste ano, foi realizado um treinamento em grande escala no hospital próximo para demonstrar os procedimentos da evacuação dos pacientes caso ocorrer um problema grave.
Publicidade
A Chugoku Electric Power está planejando reiniciar o reator n.º 2 da Usina Nuclear de Shimane, que está fechado desde 2012, em dezembro, e já concluiu as obras para colocar combustível nuclear.
Nestas circunstâncias, no sábado (9), foi simulado um terremoto com intensidade sísmica inferior a 6, no Hospital de Kashima, o mais próximo da usina nuclear, a cerca de 1,5 quilômetro de distância.
No treinamento, foram feitos os procedimentos de evacuação dos pacientes com base no pressuposto de que o fornecimento da energia da usina seria interrompido.
De acordo com o manual do hospital, a equipe primeiro forneceu à província de Shimane informações sobre os pacientes hospitalizados por fax e, em seguida, operou equipamentos especiais para aumentar a pressão do ar dentro do prédio e tomar medidas para evitar a entrada de ar externo.
Simulação de transporte de paciente em maca, durante o treinamento (NHK)
Em seguida, para evacuar os pacientes internados, confirmaram o procedimento de utilização de macas para carregá-los nos veículos assistenciais.
Aproximadamente 150 pacientes estão atualmente hospitalizados neste hospital e, em caso de problemas graves, o plano é transferi-los para hospitais nas cidades de Izumo, Gotsu ou em outras, a oeste da província.
“Gostaríamos de realizar treinamentos repetidamente e confirmar os procedimentos sobre como responder no caso de um desastre nuclear”, disse um porta-voz do hospital.
Fonte: NHK