À esq. daruma sem as pupilas e à dir. com elas pintadas (PM)
Se tem firme propósito de realizar cada um de seus desejos ou sonhos o daruma (だるま) pode ajudar!
Publicidade
Essa espécie de boneco foi desenvolvido no Japão para representar o monge indiano Bodhidharma, criador do budismo na China. Daruma vem da palavra Dharma, que em sânscrito significa o caminho para a verdade superior.
É, em geral, confeccionado de madeira ou papel machê, pintado de vermelho. Mas hoje, há de todo o tipo de material, de diversas cores como o dourado, inclusive na forma que serve como porquinho para a poupança.
Origem
Como a história conta que o monge Bodhidharma levou nove anos meditando para chegar à iluminação, chegando a remover suas pálpebras para não dormir durante as meditações, ele vem sem as pupilas dos olhos.
O criado em Takasaki (Gunma) tem características especiais. Os olhos têm o formato das aves grous (tsuru) e a barba tem riscas representando as tartarugas. Ambos são considerados auspiciosos.
A cor vermelha é associada à da cor do traje do monge, do sangue ou fogo – ambos fonte de vida. No Japão, o vermelho é usado desde a antiguidade pois acreditava-se que essa cor evita acidentes e desastres.
Muitos bonecos daruma, já com os pedidos realizados, com as duas pupilas pintadas e levados ao templo (Wikipedia)
Mas o bonequinho dos desejos pode receber outros ideogramas, como afortunado (福), passar no vestibular ou em alguma prova (合格), melhorar a sorte (開運) ou sorte para a felicidade (幸運), entre outros, todos auspiciosos.
Como fazer o pedido
Qualquer pessoa pode ter um daruma, seja comprado ou ganhado. É mito achar que só vale quando ganha de presente. Como vem sem o desenho das pupilas, é preciso pintar uma delas, com tinta preta.
Pinta-se uma das pupilas enquanto faz o pedido (Defense)
A lenda diz que se deve pintar primeiro a pupila esquerda, mas tanto faz. Enquanto desenha se faz o pedido. Onde será colocado o seu bonequinho do desejo que recebeu uma pupila parece não importar. Mas há quem recomende colocá-lo preferencialmente em algum lugar do lado sul da casa.
Quando o pedido se concretizar, pinta-se a outra pupila em sinal de agradecimento.
Não importa se as pupilas ficaram perfeitas, basta pintar (PM)
Como não faz sentido mantê-lo depois realizou o seu desejo, deve ser levado para algum templo ou santuário xintoísta porque o papel dele já foi cumprido.
Feliz Ano Novo!
Fontes: Chiebukuro e Sankei News