Tem havido uma onda de furtos e roubos de equipamentos agrícolas na área de Oura-gun (Gunma), possivelmente para revenda.
Desde outubro os agricultores têm sido surpreendidos seguidamente com esses prejuízos causados pelos ladrões. De acordo com a JA Oura-gun, até 11 deste mês, registraram-se pelo menos 18 furtos e roubos de equipamentos agrícolas, como pulverizadores elétricos utilizados para pesticidas e água, e motores de bombas para os campos de arroz.
Considera-se que os ladrões tenham o objetivo de revenda devido ao aumento do preço de metais em geral. Em especial no fim de novembro, foram recebidas muitas denúncias pela cooperativa (JA), deixando os agricultores preocupados.
“Eu não conseguia acreditar. A fechadura estava quebrada e fiquei horrorizado”, disse um agricultor de 36 anos, que cultiva pepinos em estufa. Relatou que isso foi na madrugada de 26 de novembro, quando viu que o cabo de energia elétrica estava cortado e faltava um pulverizador elétrico. Ao verificar a temperatura da estufa, descobriu que estava caindo desde cerca de 2h30 desse dia, pois ficou sem eletricidade. Lamentou que não tinha câmeras de segurança.
Prejuízos em dobro
Um pulverizador elétrico custa de 200 mil a 300 mil ienes. “Se você não puder pulverizar pesticidas, não será capaz de prevenir doenças e danos ao cultivo. Na hora de plantar novas mudas, uso com frequência para fazer rega de água”, explicou. Segundo ele, os agricultores próximos também estão assustados e nervosos.
Segundo um porta-voz da cooperativa, muitos produtores de pepino foram afetados desde novembro. Este ano, devido ao intenso calor, a quantidade embarcada dentro da jurisdição diminuiu cerca de 40% em relação aos anos anteriores. “Ainda mais com os furtos, é um duplo golpe”, lamentou.
Agricultores de outras províncias de Kanto são alvo dos ladrões
Os produtores de arroz, taro e outras culturas também foram afetados.
A polícia recebeu várias denúncias e investiga os casos. Infelizmente, a maioria não tem câmeras de segurança, por isso é necessário reforçar a vigilância.
Ao parecer não é só nessa região de Gunma que os agricultores estão sendo vítimas de furtos e roubos. Ainda na região Kanto, na província de Saitama, na jurisdição da JA de Kazo, também já ocorreram 3 casos de furtos de pulverizadores nos cultivos de tomate, no mês de novembro, colocando os agricultores em alerta.
Além disso, já foram registrados outros roubos e furtos nas províncias de Ibaraki e Tochigi, com danos significativos.
Fonte: Jomo News