O apresentador, locutor, personalidade de rádio e tevê e empresário, Tomoaki Ogura (小倉智昭), faleceu aos 77 anos na segunda-feira (9), informaram os veículos de imprensa do Japão na madrugada de terça-feira (10).
Ele era apresentador do programa matinal de informações da Fuji TV, o Tokudane!, encantando as manhãs da população com sua franqueza e na habilidade de interação com os convidados.
Em 2016, o apresentador Ogura anunciou que estava com câncer de bexiga e, veio lutando há muito tempo contra a doença, inclusive com metástase nos pulmões.
Ogura apareceu na transmissão Ogura Base da Fuji TV em 23 de novembro. Ele conversou com o Hiro do grupo Exile em sua residência em Tóquio e parecia estar de bom humor. Posteriormente, reclamou de não se sentir bem e foi internado em um hospital na cidade de Kashiwa (Chiba). Na segunda-feira sua condição piorou repentinamente e ele deu seu último suspiro.
Apresentador compartilhava sua experiência de luta
Ele também continuou a compartilhar sua experiência de luta contra o câncer. Depois de fazer uma cistectomia total, ele compartilhou conhecimentos sobre bexigas artificiais, que na época não eram amplamente conhecidas do público em geral, além de sua experiência em primeira mão. Como os absorventes para incontinência se tornaram indispensáveis e era difícil manusear os absorventes usados, ele apelou para que fosse instalada “uma caixa sanitária (lixeira) no banheiro masculino”, o que obteve grande repercussão.
De gago a apresentador
Nascido na província de Akita, sofria de gagueira quando criança, mas usou sua frustração como trampolim para trabalhar duro e ingressou no Tokyo Channel 12 (atual TV Tokyo) em 1970.
Chamou a atenção do falecido Ohashi Kyosen quando era ativo em comentários sobre corridas de cavalos e foi observado, e em 1976 ele se tornou freelancer. Apareceu no programa Sekai Marugoto HOW Match da TBS e foi destacado como “o homem que consegue ler 18 kanjis em um segundo”.
Carreira no Tokudane!
Desde 1999, foi o apresentador geral do Tokudane! de Fuji. Ao aceitar o papel de anfitrião, Ogura solicitou: “Gostaria de ter uma conversa livre no começo do programa”.
Houve tempo para os participantes expressarem suas opiniões sobre temas como esportes, música e atualidades. Era prática comum que os programas informativos matinais começassem com uma exibição editada de notícias, mas o discurso de abertura foi gradualmente estabelecido.
Embora às vezes expressasse opiniões duras e recebesse protestos, ele permaneceu ativo como um apresentador franco.
O programa, que inicialmente ficou atrás de estações rivais com classificações de audiência doméstica semelhantes, alcançou a classificação média de audiência mensal número um pela primeira vez em fevereiro de 2001. Em 28 de julho de 2016, ele fez sua 4.452.ª aparição, quebrando o recorde de maior número de transmissões de um “programa de informação noticiosa nacional apresentado pelo mesmo apresentador”, que durou até março de 2021.
Após o término do programa, Ogura apareceu em programas de rádio e informação enquanto lutava contra sua doença. Ele expressou suas opiniões sobre os acontecimentos atuais e o estado atual da mídia. “Há muito poucos programas para a minha geração. Eu queria fazer um programa que a minha geração pudesse desfrutar”, disse ele, mas esse sonho não se tornou realidade.
Fontes: Sponichi e JNN