![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/12/izakaya-8-dez-2024-destaque.jpg?resize=1000%2C524&ssl=1)
Um izakaya, bar no estilo japonês, em Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)
Os bares no estilo japonês conhecidos como izakaya estão falindo a um ritmo mais rápido do que durante a pandemia de covid-19, visto que consumidores cortaram despesas com socialização em meio aos preços em alta, de acordo com uma avaliação recente realizada por uma empresa de pesquisa de crédito.
De janeiro a novembro deste ano, 203 operadoras de izakaya faliram, excedendo as 189 registradas para o ano todo de 2020, quando a pandemia começou a se espalhar no Japão, disse a Teikoku Databank Ltd.
A inflação em curso está sendo um golpe para a indústria, a qual já vinha enfrentando dificuldades com mudanças no comportamento do consumidor após a pandemia, durante a qual muitas pessoas se acostumaram a um estilo de vida que não envolve sair para se divertir à noite.
E, enquanto consumidores pedem menos bebidas devido a salários em encolhimento, a inflação também está forçando operadoras a pagarem mais por materiais, energia e mão de obra, apertando ainda mais as margens de lucro.
No ano fiscal de 2023, cerca de 40% das operadoras de izakaya entrevistadas reportaram prejuízos, disse a Teikoku Databank, acrescentando que se aquelas com lucros em declínio fossem incluídas, elas contariam por cerca de 60% de todas as entrevistadas.
Deparando-se com tal situação difícil, algumas empresas começaram a diversificar suas fontes de lucros ao expandir para diferentes setores, como cafés e restaurantes de fast food.
Em outubro, a grande operadora de bar no estilo japonês Watami Co. anunciou que adquiriu a unidade japonesa da rede de sanduíches Subway, relevando planos de expandir duas lojas nacionais de menos de 200 para mais de 3 mil.
Fonte: Mainichi