Carlos Ghosn falará sobre Nissan após 5 anos da fuga para o Líbano

Carlos Ghosn dará uma coletiva de imprensa online, do Líbano, para onde fugiu do Japão há 5 anos.

Carlos Ghosn em 2015 (Wikimedia)

A Associação de Correspondentes Estrangeiros do Japão anunciou que Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan Motor, dará uma coletiva de imprensa em 23 deste mês, online, do Líbano, para onde fugiu.  

Publicidade

Para relembrar, Carlos Ghosn fugiu do Japão, de avião, em dezembro de 2019, enquanto estava em prisão domiciliar. Foi uma fuga muito bem orquestrada, sem que ninguém desse conta. 

Foi preso em 18 de novembro de 2018 sob a alegação de violar a Lei dos Instrumentos Financeiros quando ocupava o cargo de presidente da Nissan

Em novembro de 2022 o governo da França emitiu uma ordem de prisão dele.

Depois da fuga, alegou que o fez porque seria condenado embora afirmasse sua inocência.

Nessa coletiva de imprensa espera-se que ele expresse sua opinião sobre o processo que moveu contra a Nissan no Líbano. Ele também deverá falar sobre os problemas financeiros da montadora onde trabalhou por longos anos.

Caso queira assistir à coletiva de imprensa é só ativar o sininho para ser avisado.

Fontes: Nikkei e Newsweek

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vietnamitas presas por falcatrua no teste de japonês: uma se passou por outra

Publicado em 19 de dezembro de 2024, em Crime

Uma das vietnamitas usou o Zairyu Card da outra para fazer a prova, a fim de aprová-la. Mas a falcatrua foi descoberta e as duas foram presas.

Foto ilustrativa de pessoa fazendo prova (PM)

Na quarta-feira (18), a Polícia da Província de Osaka informou que prendeu duas vietnamitas e assalariadas, por violação da Lei de Controle de Imigração e Refugiados.

Publicidade

Uma delas é a グエン・ティ・ジエウ, 36, residente na cidade de Yamatokoriyama (Nara) e outra é a ヴォ・イエン・ニー, 22, residente na cidade de Shingu (Fukuoka).

Segundo a polícia, em 4 deste mês, a vietnamita de 36 anos conspirou com uma outra pessoa e foi fazer a prova do Teste Básico de Língua Japonesa (JFT Basic), realizada pela Fundação Japão, na cidade de Osaka (província homônima), com o Zairyu Card da mais nova. Ou seja, se passou por outra pessoa para fazer a prova. Esse teste é de fundamental importância para os estrangeiros, pois serve para solicitar um visto de residência.

“Dei meu Zairyu Card para ela, para que pudesse fazer a prova no meu nome”, teria dito a vietnamita mais nova.

Foto ilustrativa de mulher presa (PM)

A polícia da província está investigando a ocorrência, presumindo que houve outro intermediário, pois as duas mulheres não se conheciam. A mais velha, de 36 anos, veio ao Japão em janeiro de 2019 e a outra em abril deste ano.

Na delegacia, as duas vietnamitas teriam admitido o que fizeram.

Segundo a Japan Foundation, os resultados desse teste podem ser usados pelos estudantes estrangeiros ​​para solicitar o status de Trabalhador com Qualificação Específica n.º 1, que exige um certo nível de conhecimento e experiência, o que permite o visto de residência de até 5 anos.

De acordo com a polícia de Osaka, vários exames JFT-Basic realizados na cidade depois de 2024 foram encontrados cidadãos vietnamitas que compartilharam a mesma identidade e número de telefone. Houve alguns pontos suspeitos, como a taxa de aprovação de quase 100%, e a Fundação Japão, que implementa o teste, consultou a polícia da província.

A fundação parou de realizar exames no Japão devido a esse tipo de problema, mas afirma que irá retomá-los em breve.

Fontes: Nikkei, ABC e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão