A agência de inteligência da Coreia do Sul diz que pelo menos 100 soldados norte-coreanos foram mortos lutando para a invasão da Rússia à Ucrânia, com mais cerca de mil feridos.
O Serviço Nacional de Inteligência mencionou o número quando informou ao Comitê Parlamentar de Inteligência sobre suas mais recentes descobertas na quinta-feira (19).
Um legislador que participou da reunião a portas fechadas disse aos repórteres que dos estimados 11 mil soldados norte-coreanos enviados para a região de Kursk, oeste da Rússia, alguns deles se juntaram ao combate no início deste mês.
Ele disse que a agência acredita que o nível de mortes norte-coreanas pode ser atribuído ao fato de que eles estão sendo “consumidos” como tropas de elite de linha de frente em “campos de batalha não familiares” e não têm treinamento suficiente em guerra de drones.
O legislador disse que a agência também acredita que mesmo antes das tropas norte-coreanas terem sido enviadas para a linha de frente, alguns de seus altos oficiais haviam morrido em acidentes de treinamento ou foram mortos em ataques ucranianos.
Fonte: NHK