A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD (Build Your Dreams) está a caminho de comercializar mais carros do que as rivais estabilizadas Honda e Ford em 2024, visto que a companhia está prestes a bater sua meta de vendas para o ano de 4 milhões de unidades.
De acordo com dados apresentados junto ao Mercado de Ações de Hong Kong, a BYD vendeu 506.804 veículos em novembro, seu mês de mais rápido crescimento neste ano. Isso levou suas vendas gerais até agora neste ano para cerca de 3,7 milhões de unidades, um salto de 40% comparado ao mesmo período do ano passado.
Em contraste, a Ford vendeu cerca de 3,3 milhões de unidades nos primeiros 9 meses do ano, com a Honda comercializando aproximadamente 3,11 milhões de veículos entre janeiro e outubro de 2024.
As vendas da BYD neste ano foram impulsionadas principalmente por híbridos plug-in, as quais tiveram um aumento de quase 70% até agora neste ano, comparadas com o mesmo período de 2023.
Em novembro, as vendas da BYD aumentaram primariamente devido a um alto número de trade-ins (processo de troca de um carro antigo por crédito para compra de um novo) que são subsidiados pelo governo chinês.
O forte desempenho da companhia também impactou outras grandes montadoras como a Tesla, que viu suas vendas de novembro na China caírem, visto que ela continua a perder mercado no país para a BYD.
A BYD também se beneficiou porque montadoras estrangeiras estão enfrentando dificuldades na China recentemente.
Companhias como a Stellantis, Honda, Toyota e Nissan tiveram que fechar fábricas chinesas e cortar empregos nos últimos meses, enquanto elas diminuem produção de veículos com motores a gasolina.
Fonte: Euronews