As crianças estrangeiras do primário e ginásio têm a oportunidade de estudar o idioma japonês, após o horário escolar regular.
Essas aulas foram planejadas pela prefeitura e também pela Associação de Intercâmbio da cidade de Ota (Gunma), a fim de enriquecer as atividades de aprendizado das crianças estrangeiras ou daquelas que têm raízes no exterior. Com o aprendizado do idioma espera-se que ampliem suas possibilidades no futuro.
Dessas, 7 crianças participaram da aula em 6 deste mês, e foram divididas em turmas do primário e do ginásio, recebendo do professor como expressar os dias da semana e as estações do ano.
O tema foi “qual prefere, verão ou inverno?”. Os alunos fizeram o possível para explicar sua estação favorita em japonês, dizendo “gosto do frio, então prefiro o inverno” ou “gosto do verão porque as férias são longas”.
Uma criança matriculada em uma escola brasileira na cidade de Ota, disse que “o idioma é difícil, mas quero continuar estudando japonês”.
“Muitas crianças não são capazes de demonstrar suas habilidades porque não aprenderam japonês o suficiente. Espero que através destas aulas melhorem suas habilidades na língua japonesa e expandam suas opções para o futuro”, disse o porta-voz da divisão de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Ota.
As aulas do idioma japonês serão ministradas 4 vezes por semana até março do próximo ano, e a esperança é continuar a realizá-las na cidade de Ota no próximo ano fiscal.
Fonte: NHK