O departamento de bombeiros da cidade de Koriyama (Fukushima) está alertando a população, especialmente os idosos, em relação à hipotermia, mesmo dentro de casa, visto que a maioria dos pacientes que foi levada a hospitais estava em ambientes fechados e não removendo neve no lado de fora.
O Departamento de Incêndios de Koriyama (Fukushima) está emitindo um alerta com base em estatísticas de transporte de emergência da última década.
Idosos, cujas funções metabólicas começaram a diminuir, precisam ter mais cuidado, e uso apropriado de aparelhos de aquecimento é encorajado.
A hipotermia ocorre quando o corpo fica frio, prejudicando funções corporais normais.
O departamento de incêndios, que cobre os municípios de Koriyama, Tamura, Mihari e Ono, transportou um total de 415 pessoas devido à hipotermia entre 2014 e 2023.
Dessas, 4 morreram, e 346 pessoas, ou 83,4%, sofreram de sintomas leves ou moderados que precisaram de internação.
Cerca de 90% dos que foram transportados por causa de hipotermia eram idosos, mas notavelmente, 323 casos, ou 77,8%, ocorreram em ambientes fechados em contraste com 92, ou 22,2%, onde eles desenvolveram isso em ambientes abertos durante atividades como remoção de neve.
Houve casos em que pessoas estavam com as partes inferiores do corpo sob um kotatsu, mas o sistema de aquecimento estava desligado.
“Idosos têm atividade física reduzida e pouca massa muscular, tornando-os mais suscetíveis ao frio”, enfatizou um representante do departamento de bombeiros.
“Embora as contas de luz estejam aumentando com o fim dos subsídios do governo, nada conta mais do que a vida, portanto tentem prevenir a hipotermia ao garantir que estão aquecidos, realizando atividades como caminhar e comer refeições quentes”.
Fonte: Mainichi