Especialistas no Japão estão soando o alarme com o aumento crescente no número de jovens que estão sofrendo ferimentos, incluindo fraturas ósseas, enquanto realizam o “Desafio do Super-Homem”, popular na mídia social.
Vídeos do desafio, em que participantes experimentam e imitam o herói do filme de ação, viralizaram no TikiTok. Entretanto, a agitação na mídia social levou a vários ferimentos graves.
Um estudante de Tóquio ficou gravemente ferido no mês passado após saber sobre o desafio e realizá-lo sozinho, copiando seus amigos. Ele fraturou os pulsos quando caiu no chão.
O garoto disse que não achava que a manobra era perigosa, visto que vídeos mostravam pessoas rindo e se divertindo.
Ele acrescentou que quer pedir a outras pessoas que não façam isso apenas porque viralizou.
O pai do garoto disse que como os jovens não podem gerenciar riscos por conta própria, ele acredita que famílias e escolas precisam oferecer educação digital em linha com os tempos.
Um outro garoto na província de Hyogo que realizou o desafio caiu de uma altura de cerca de 2m e sofreu uma fratura no crânio.
Na cidade de Urasoe (Okinawa), o conselho da educação distribuiu documentos para as escolas pedindo precaução após várias crianças terem sofrido ferimentos enquanto se engajavam no desafio.
O pediatra Masahiko Sakamoto alertou que brincadeiras perigosas na mídia social se espalham rapidamente em todo o mundo.
Ele disse que é difícil reconhecer o perigo, visto que ele é uma extensão da brincadeira.
Sakamoto pediu cautela, citando o risco de ferimentos graves.
【独自】“スーパーマンチャレンジ”で大けが相次ぐ 手首骨折で全治6カ月も SNSで流行…天井に激突や頭から落下のケースも 沖縄の小中学校では禁止に
・高く飛ぶあまり天井に頭を激突
・着地の際に転倒し手首を骨折スーパーマンチャレンジとは?(2枚目)
危なすぎ 気を付けましょう〜 pic.twitter.com/3Jz3cOIcDx— まめ海外駐在x海外MBA→??? (@chuzaiina) December 25, 2024
Fonte: NHK