A enguia (うなぎ, unagi) foi selecionada como o “Prato do Ano” em 2024 do Japão, refletindo sua popularidade entre turistas do exterior e progresso em pesquisa para buscar sua sustentabilidade em meio a pescas em queda, disse o site de uma operadora de busca de restaurantes.
O Gurunavi Inc. também disse que oportunidades para consumir enguia expandiram além de ocasiões de celebração devido a uma melhoria na tecnologia de processamento, tornando o peixe disponível em formas como bolinhos de arroz (onigiri).
No Japão, pesquisadores estão conduzindo estudos para realizar um processo de aquicultura completo, onde enguias criadas a partir de ovos passam por inseminação artificial para produzirem a próxima geração.
A gim japonesa artesanal ficou em segundo. Produtos destilados domesticamente estão conquistando reconhecimento crescente no exterior, com várias áreas do país começando a desenvolver suas próprias gims com sabores diferentes, disse a Gurunavi.
O lámen premium recebeu o “Inbound Award” (algo como Prêmio de Recepção) com o apoio de sua alta popularidade entre viajantes do exterior, disse a companhia, visto que a recente desvalorização do iene o torna cada vez mais um prato razoável, porém de alta qualidade.
A Gurunavi seleciona o “Prato do Ano” com base em histórico de pesquisa em seu site e nos resultados de um questionário.
Fonte: Mainichi