A polícia informou na manhã de terça-feira (10) que uma estrangeira caiu em um golpe e perdeu a quantia de 10,21 milhões de ienes no total.
O alerta é para os residentes estrangeiros tomarem cuidado com alguém se passando por “funcionário da Imigração”, como foi no caso dessa vítima.
A vítima estrangeira, de 24 anos, cujo nome e nacionalidade não foram divulgados para preservar sua privacidade, apresentou queixa na Delegacia de Polícia de Hyogo, pois reside em Hyogo-ku, na cidade de Kobe, no dia anterior, segunda-feira (9), explicando sobre o golpe do suposto funcionário da Agência de Serviços da Imigração.
Segundo a delegacia de polícia, a mulher tem visto e é residente no Japão. Em 12 de agosto deste ano, enquanto viajava para o exterior, recebeu uma ligação em seu smartphone de um homem que dizia ser funcionário da Imigração. “Seu número de telefone e a conta bancária estão sendo usados em crimes. Se fizer o depósito, por um tempo, não será presa”, teria dito o golpista.
Depois disso, a estrangeira se comunicou com ele por meio do app de mensagens comunicação Telegram e seguiu as instruções para transferência bancária, em 3 e 28 de setembro, depois do seu retorno ao Japão, usando internet banking.
Ela chegou a pedir dinheiro emprestado de sua família para pagar essa quantia de pouco mais de 10 milhões de ienes e se deu conta depois que contou aos familiares.
Fonte: Kobe Shimbun