A FIFA – Fédération Internationale de Football Association – oficializou quarta-feira (11) as sedes da Copa do Mundo de futebol masculino de 2030 e 2034.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, informou que a de 2030 acontecerá em cidades da Espanha, Marrocos e Portugal. Na semana anterior a abertura oficial do Mundial, serão realizados três jogos em países sul-americanos em comemoração ao centenário da primeira edição da competição.
Os países eleitos foram Uruguai, Argentina e Paraguai. Pela primeira vez, a Copa do Mundo será disputada em três continentes e em 6 países, refletindo a natureza cada vez mais global do evento.
FIFA lembra da primeira Copa do Mundo no Uruguai
Montevidéu, Uruguai, foi a cidade onde a história da Copa do Mundo começou em 1930, e Buenos Aires e Assunção sediarão as 3 partidas de abertura do Centenário da Copa do Mundo em 2030. O restante do torneio será realizado em outras sedes definidas pela FIFA, na Espanha, Portugal e Marrocos.
O anúncio oficial foi feito em um evento comemorativo na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), em Luque, no Paraguai, ao mesmo tempo que o Congresso Extraordinário da FIFA, com a participação do Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Domínguez, junto com outras autoridades.
“Hoje temos a responsabilidade de fazer história, de lembrar aqueles que vieram antes de nós e de mostrar ao mundo que o futebol nos une. O futebol é vivido com muita paixão na América do Sul, e os três países, Uruguai, Argentina e Paraguai, estão prontos e à altura de fazer isso possível”, disse Domínguez, que também agradeceu à FIFA e a seu Presidente, Gianni Infantino, pela decisão tomada, em homenagem à história do futebol mundial.
Em relação à Copa do Mundo 2034 foi oficializada como sede a Arábia Saudita, pela primeira vez. Tanto Espanha, Marrocos e Portugal, para 2030, quanto Arábia Saudita, 2034, foram candidaturas únicas que venceram sem oposição. A oficialização das sedes aconteceu após inspeção da FIFA nas instalações que sediarão as duas competições.
Fontes: Conmebol e FIFA