Forte terremoto de magnitude 6,3 no Chile abala também a Argentina

O forte terremoto na região central sul do Chile causou fortes abalos em ampla área.

Mapa do USGS

Segundo as informações do Centro Sismológico Nacional da Universidad de Chile, ocorreu um forte terremoto de magnitude 6,3 abalando ampla área central do país, às 20h38 de sexta-feira (13), no horário local, ou às 8h38 de sábado (14) no Japão.

Publicidade

O epicentro foi a 51,57 quilômetros de Curicó, e nas redes sociais, as pessoas de diversas cidades, incluindo a capital Santiago, comentaram que a duração foi relativamente longa, abalando não só as cidades do Chile, como também de algumas da Argentina.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) anunciou que a magnitude preliminar foi de 6,4, a 110,6 quilômetros de profundidade e que a intensidade máxima pode ter sido de 5.

O Sistema Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) detalhou que ainda estão avaliando os danos às pessoas, à infraestrutura e aos serviços básicos, enquanto a SHOA descartou uma ameaça de tsunami na costa chilena.

A população foi comunicada que devido à intensidade do terremoto poderão ocorrer réplicas durante a noite.

Assista aos dois vídeos.

Fontes: La Cuarta, La Tercera e USGS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fim de semana gelado, com neve e nevasca em várias províncias

Publicado em 14 de dezembro de 2024, em Tempo

É importante ficar atento à queda de neve, pois não vem sozinha no fim de semana. A previsão indica ventos bem gelados.

Neve sobre os carros no Japão (PM)

Conforme a previsão meteorológica, de fato, os padrões de inverno da pressão atmosférica estão fortes no fim de semana e o ar frio é a causa da neve até nas planícies, especialmente nas províncias banhadas pelo Mar do Japão e no norte do país, no sábado (14), é a formação da Zona de Convergência de Massa Aérea Polar do Mar do Japão (JPCZ).

Publicidade

A área de neve está se expandindo e há risco de ser pesada, com o clima mais frio desta temporada.   

Temperaturas máximas mostram que o sábado será muito frio (JNN)

A neve e as nuvens de chuva deverão cobrir a faixa do Mar do Japão, mas também uma parte do oeste do país e até as banhadas pelo Pacífico, como parcialmente nas regiões Tokai, Kansai e Kita Kanto (Tochigi e Gunma). Quem reside na província de Shiga também deve ficar atento.

Algumas localidades serão marcadas por ventos fortes e nevasca, como em Hokkaido que amanheceu com a temperatura mais baixa desta temporada.  

Fim de semana com neve

Algumas capitais onde cairão flocos brancos (JNN)

A neve e a chuva atingirão o pico no oeste do Japão no sábado, especialmente na região Hokuriku, sendo que em Tohoku e Hokkaido será no domingo (15).  

Em Hokuriku poderá ocorrer interrupção do tráfego em alguns trechos e risco de paralisação, pois nas áreas mais elevadas o acúmulo de neve estimado é de 70 centímetros. Além disso, mesmo que chova pouco, é preciso vigilância contra possíveis deslizamentos.  

Se mora nas províncias como Fukui, Ishikawa, Nagano, Shiga, Shimane, Hiroshima e outras, e se precisar dirigir esteja prevenido com os 15 itens básicos que todo motorista deve ter em meio à neve.

Mapa da neve da Tenki: em branco e vermelho são as províncias sob risco no sábado

Fontes: Tenki e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão