Forte terremoto em Vanuatu deixa 14 mortos e mais de 100 mil afetados

O forte terremoto foi seguido de várias réplicas, incluindo uma de 5,5 na manhã de quarta-feira. Causou pelo menos 14 mortos. Veja o vídeo.

Equipe de resgate trabalhando entre os escombros (Facebook: Vanuatu Police Force)

Após o forte terremoto de magnitude 7,3 abalar Vanuatu por 30 segundos na terça-feira (17), às 11h no horário de Tóquio, já ocorreram outras várias réplicas, incluindo as de antes do raiar do sol de quarta-feira (18), com tremores de magnitude 5,5 e 4,9.

Publicidade

Após o primeiro forte terremoto, foi observado um tsunami de até 24 centímetros na costa, de acordo com o  Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Situação desesperadora

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), 14 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, de acordo com os dados do governo de Vanuatu. Estima-se que 116 mil pessoas tenham sido afetadas pelos abalos sísmicos.

As esferas mostram todos os abalos sísmicos perto de Port-Vila, capital de Vanuatu (USGS)

O terremoto de magnitude 7,3 causou fortes tremores na capital Port-Vila, dificultando a comunicação por telefone. As imagens do local mostraram pessoas que se acredita estarem feridas sendo carregadas em frente a um prédio que parecia ser um centro médico, e edifícios desabados que caíram sobre os veículos, esmagando-os. Além disso, ocorreram deslizamentos em vários pontos.

Desde então, as pessoas feridas foram levadas para as instituições médicas e é necessário apoio médico urgente.

Estado de emergência em Vanuatu

O primeiro-ministro de Vanuatu, Charlot Salwai, declarou estado de emergência e está pedindo por ajuda internacional. Governos da Austrália e Nova Zelândia, assim como da França, já se propuseram a ajudar.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão, há aproximadamente 80 japoneses vivendo em Vanuatu, mas até o momento não houve informações sobre vítimas humanas.

Assista ao vídeo e veja o quanto é temeroso um terremoto dessa magnitude.

Fontes: NHK, The Guardian, ABC e USGS

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês está detido na Bielorrússia suspeito de espionagem

Publicado em 18 de dezembro de 2024, em Notícias do Mundo

Soube-se que um japonês foi detido na Bielorrússia, um aliado da Rússia, e a embaixada japonesa está acompanhando o caso.

Foto do possível japonês detido como espião (reprodução de uma das mídias via Asahi)

Uma mídia independente bielorrussa informou no início deste mês que um japonês foi detido pelas autoridades no sudeste sob suspeita de espionagem.

Publicidade

A Embaixada do Japão na Bielorrússia disse à NHK na terça-feira (17), horário local, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país os informou no dia anterior que um japonês foi detido.

A Embaixada do Japão declarou que não pode revelar informações detalhadas, como o nome dele, mas responderá adequadamente do ponto de vista da proteção de um cidadão japonês.

Na Bielorrússia, os meios de comunicação independentes noticiaram em 3 deste mês que um homem japonês foi detido pelas autoridades sob suspeita de espionagem na região sudeste de Gomel.

Segundo relatos, ele foi levado pelas autoridades em 1.º deste mês depois que um maquinista que o notou estava gravando um vídeo de um viaduto que cruza os trilhos da ferrovia.

Outro japonês detido por suposta espionagem na Bielorrússia

Bielorrússia é vizinha e aliada da Rússia e também da Ucrânia (Google Maps)

Em julho deste ano, um japonês de cerca de 50 anos, então instrutor de língua japonesa em uma universidade bielorrussa, foi detido pelas autoridades suspeito de recolher informações sobre as instalações militares.

No entanto, num programa especial sobre ele, transmitido pela televisão estatal em setembro, as trocas de mensagens no LINE que foram consideradas provas do “crime” foram fabricadas. E não há provas claras. Continua detido até hoje como espião.

Fontes: Asahi e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão