Após o forte terremoto de magnitude 7,3 abalar Vanuatu por 30 segundos na terça-feira (17), às 11h no horário de Tóquio, já ocorreram outras várias réplicas, incluindo as de antes do raiar do sol de quarta-feira (18), com tremores de magnitude 5,5 e 4,9.
Após o primeiro forte terremoto, foi observado um tsunami de até 24 centímetros na costa, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Situação desesperadora
Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), 14 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, de acordo com os dados do governo de Vanuatu. Estima-se que 116 mil pessoas tenham sido afetadas pelos abalos sísmicos.
O terremoto de magnitude 7,3 causou fortes tremores na capital Port-Vila, dificultando a comunicação por telefone. As imagens do local mostraram pessoas que se acredita estarem feridas sendo carregadas em frente a um prédio que parecia ser um centro médico, e edifícios desabados que caíram sobre os veículos, esmagando-os. Além disso, ocorreram deslizamentos em vários pontos.
Desde então, as pessoas feridas foram levadas para as instituições médicas e é necessário apoio médico urgente.
Estado de emergência em Vanuatu
O primeiro-ministro de Vanuatu, Charlot Salwai, declarou estado de emergência e está pedindo por ajuda internacional. Governos da Austrália e Nova Zelândia, assim como da França, já se propuseram a ajudar.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão, há aproximadamente 80 japoneses vivendo em Vanuatu, mas até o momento não houve informações sobre vítimas humanas.
Assista ao vídeo e veja o quanto é temeroso um terremoto dessa magnitude.
Fontes: NHK, The Guardian, ABC e USGS