O governo de Tóquio planeja introduzir uma semana de trabalho de 4 dias para seus funcionários em uma tentativa de apoiar jovens famílias e aumentar as taxas de fertilidade que se encontram em mínimas históricas a nível nacional.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, anunciou que com início em abril, funcionários do governo metropolitano terão a opção de tirar 3 dias de folga por semana.
“Revisaremos estilos de trabalho, com flexibilidade, garantindo que ninguém desista de sua carreira devido a acontecimentos na vida como nascimento de uma criança ou cuidados com ela”, disse Koike em um discurso de políticas na quarta sessão regular da Assembleia Metropolitana.
A nova política é designada a encorajar jovens casais no Japão a terem filhos em um momento quando a taxa de fertilidade do país se encontra em mínima histórica.
No ano passado, ela diminuiu para uma leitura de 1.2 criança esperada por uma mulher em sua vida, mesmo com maiores esforços do governo de motivar jovens casais a formarem famílias, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. O número deveria ser de pelo menos 2.1 para uma população se manter estável.
Apenas 727.277 nascimentos foram registrados no Japão no ano passado, de acordo com o ministério.
Isso pode ser em parte devido à cultura de horas extras do Japão, a qual geralmente pressiona as mulheres a escolherem entre suas carreiras ou famílias.
A disparidade de gênero na participação da força de trabalho do país é maior do que em outras nações de alta renda, a 55% para mulheres e 72% para homens no ano passado, de acordo com o Banco Mundial.
Entretanto, implementar uma semana de trabalho de 4 dias pode oferecer a funcionários do governo mais tempo para se dedicar a formar suas famílias.
Em uma série de testes globais em 2022 coordenados pela 4 Day Week Global, uma organização sem fins lucrativos, várias companhias participaram de um programa piloto de semana de trabalho de 4 dias.
Nove entre 10 funcionários que participaram dos testes queriam continuar com a semana de trabalho de 4 dias.
Eles reportaram que isso permitiu que eles melhorassem suas saúdes física e mental e balanço entre trabalho e vida, além de aumentar a satisfação em geral.
Medições de seus níveis de estresse, exaustão, fadiga e conflitos familiares diminuíram. Esses participantes classificaram suas experiências em 9.1 em um total de 10.
Fonte: NBC News