Hackers norte-coreanos roubaram US$1,34 bilhão em criptomoedas no ano de 2024, contando por cerca de 60% da quantia perdida no mundo, de acordo com um novo estudo.
Um total de US2,2 bilhões foi roubado de criptoplataformas neste ano, marcando um aumento de 21%, com invasões a transações de criptomoedas por afiliadas norte-coreanas “se tornando mais frequentes”, segundo um estudo realizado pela empresa de análise de blockchain Chainalysis.
A quantia roubada por afiliadas norte-coreanas teve um aumento de 102% em valor ante 2023, quando uma quantia estimada de US$660,5 milhões foi roubada.
Isolado do mercado global e afetado por sanções internacionais, o governo na Coreia do Norte é acusado de se voltar para roubo de criptomoedas com o intuito de financiar operações patrocinadas pelo estado e dar suporte ao seu arsenal nuclear em alta.
Alguns desses ataques pareceram estar ligados a trabalhadores de tecnologia da informação norte-coreanos que foram capazes de se infiltrar em empresas de criptomoedas e de tecnologia, acrescentou o relatório.
A pesquisa ocorre em uma época quando o valor da bitcoin, a maior e mais conhecida criptomoeda do mundo, subiu para níveis recordes antes da segunda administração do presidente eleito dos EUA Donald Trump.
Fonte: The Independent