
Foto ilustrativa de medicamentos contra influenza (Pix4free)
Às vésperas do feriado prolongado de fim de ano e Ano Novo, de 9 dias consecutivos, e quando as pessoas costumam se deslocar para viagens, uma das grandes preocupações dos governos das províncias é o aumento do quadro epidêmico da influenza.
Nos dias anteriores, em diversas províncias como Mie, Gunma, Nagano, Chiba e Saitama, os respectivos governadores deram sinal de alerta para a infecção.
Na quinta-feira (26), outros governadores emitiram alerta à influenza, por causa do aumento do número de pacientes por instituição médica em uma semana. Quando esse índice ultrapassa a casa de 30 pessoas/instituição hospital acende-se uma luz vermelha.
No caso da província de Aichi, em uma semana até 22 deste mês, o índice chegou a 56,79 pessoas, quase o dobro do padrão. Na província de Gifu o índice anunciado pelo governo foi de 52,47 pacientes/instituição.

Governador de Aichi emite alerta (Tokai TV)
Na região Kansai, os governos das províncias de Shiga e Osaka anunciaram o mesmo: nível de alerta para a influenza devido ao rápido aumento de pacientes, mais que o dobro em uma semana. Na província de Shiga, os índices mais elevados são nas jurisdições dos centros médicos das cidades de Otsu (51,85) e de Nagahama (41).
Recomendações para prevenção da infecção
- Ao visitar instituições médicas ou centros de cuidados a idosos, use máscara dependendo da situação e siga a etiqueta da tosse
- Lave as mãos ao chegar em casa e após tocar em itens compartilhados
- Ventile o ambiente regularmente
- Mantenha o corpo bem nutrido e durma o suficiente
- Considere ser vacinado para prevenir a infecção e a gravidade dos sintomas
Fontes: Tokai TV, Gifu Shimbun, Nagoya TV, NHK, Gov. Shiga e Tokai TV