Uma mídia independente bielorrussa informou no início deste mês que um japonês foi detido pelas autoridades no sudeste sob suspeita de espionagem.
A Embaixada do Japão na Bielorrússia disse à NHK na terça-feira (17), horário local, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país os informou no dia anterior que um japonês foi detido.
A Embaixada do Japão declarou que não pode revelar informações detalhadas, como o nome dele, mas responderá adequadamente do ponto de vista da proteção de um cidadão japonês.
Na Bielorrússia, os meios de comunicação independentes noticiaram em 3 deste mês que um homem japonês foi detido pelas autoridades sob suspeita de espionagem na região sudeste de Gomel.
Segundo relatos, ele foi levado pelas autoridades em 1.º deste mês depois que um maquinista que o notou estava gravando um vídeo de um viaduto que cruza os trilhos da ferrovia.
Outro japonês detido por suposta espionagem na Bielorrússia
Em julho deste ano, um japonês de cerca de 50 anos, então instrutor de língua japonesa em uma universidade bielorrussa, foi detido pelas autoridades suspeito de recolher informações sobre as instalações militares.
No entanto, num programa especial sobre ele, transmitido pela televisão estatal em setembro, as trocas de mensagens no LINE que foram consideradas provas do “crime” foram fabricadas. E não há provas claras. Continua detido até hoje como espião.
Fontes: Asahi e NHK