Lula sofre cirurgia e médico diz que não afeta função cerebral

O presidente Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, pois foi submetido a uma cirurgia.

Presidente Lula e o ferimento que teve em outubro (©Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, na madrugada de terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Publicidade

Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade de Brasília do Sírio-Libanês, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Hemorragia de Lula não compromete função cerebral

A hemorragia intracraniana detectada no presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica – liderada por Roberto Kalil – é de que Lula retome as atividades na semana que vem. Por precaução, ele ficará internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

Ainda segundo os médicos, o procedimento pelo qual o presidente passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local.

O médico Roberto Kalil disse, ainda, que os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. O presidente Lula encontra-se lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.

O termo técnico para esse procedimento é trepanação. Kalil informou que o paciente reagiu bem ao procedimento e está se alimentando e se comunicando bem.

Sem sequela

Foto: ©Paulo Pinto/Agência Brasil

“O presidente não terá sequela e não há risco de complicações porque o hematoma estava localizado entre o osso craniano e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. Esse procedimento é para evitar que o hematoma comprima o cérebro. O hematoma, que fica entre duas folhas da meninge, foi totalmente drenado. O mais importante é que ele não teve trauma no cérebro”, disse Kalil durante entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a equipe médica, o presidente da República apresentou, durante a última madrugada, um mal-estar similar a um quadro gripal, seguido de dor de cabeça. Ele foi enviado à unidade do Sírio Libanês, em Brasília.

“Como teve a queda, fizemos de imediato todos os exames [tomografia e ressonância magnética]”, disse Kalil.

Fonte: Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

JAL: voo com atraso porque 2 comandantes apresentaram taxa de alcoolemia

Publicado em 11 de dezembro de 2024, em Sociedade

A JAL informou que isso foi detectado no teste antes de irem para o aeroporto, causando atraso no voo.

Imagem ilustrativa de uma aeronave da JAL (NTV)

De acordo com a Japan Airlines (JAL), na informação de terça-feira (10), dois comandantes programados para voar de Melbourne, na Austrália, para Narita, em 1.º deste mês, tiveram taxa de alcoolemia no sangue (TAS) quando foram testados no hotel onde estavam hospedados. Em seguida, foram realizados novos exames e finalmente foi confirmado que não foi detectada TAS antes do embarque no avião, o que atrasou a saída em 3 horas e 11 minutos.

Publicidade

Nesse voo estavam 103 passageiros e 11 tripulantes, incluindo os dois comandantes.

Os dois comandantes teriam pedido uma taça de espumante e três garrafas de vinho em um restaurante próximo no dia anterior e consumiram mais álcool do que o regulamento da empresa, mas não relataram e explicaram que era um falso positivo.  

JAL volta a proibir bebidas alcoólicas no destino

Este ano, a JAL ordenou aos seus pilotos e comissários de bordo que se abstivessem das bebidas alcoólicas nos seus destinos depois que um comandante teve problema com isso. No entanto, isso foi suspenso em outubro.   

A JAL afirmou que vai implementar mais uma vez a proibição de bebidas alcoólicas a partir de quarta-feira (11).

Fontes: NTV, JNN e Traicy

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão