Merenda escolar de graça ainda é ponto de discussão entre partidos

Alguns partidos apelam para a implementação da merenda escolar gratuita, mas o governo ainda está analisando.

Foto ilustrativa de merenda escolar (arquivo da NHK)

O governo planeja considerar cuidadosamente a questão de tornar a merenda escolar gratuita em todo o país, uma vez que há muitas questões, como não beneficiar crianças em escolas que não a fornece, informou a NHK na segunda-feira (30). 

Publicidade

Por outro lado, o Partido Democrático Constitucional do Japão e outros insistem na implementação imediata, e é provável que se torne um ponto de discussão durante a sessão regular da Dieta em 2025.

No que diz respeito às taxas da merenda escolar, o Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (MEXT) organizou as questões à luz das vozes que apelam à essa refeição grátis em todo o país, na perspectiva do apoio ao acolhimento de crianças e das medidas para combater as disparidades.

Ressalta-se que existem cerca de 610 mil crianças e alunos que não recebem a merenda escolar, incluindo aqueles que frequentam escolas que não a oferecem, e mesmo que a refeição seja oferecida uniformemente gratuita, isso não beneficiará a todos.

Basicamente, os alunos das famílias em estado de pobreza já a recebem grátis, pelo que há poucas perspectivas de corrigir as disparidades. Ademais, serão necessários pelo menos 480 bilhões de ienes em recursos financeiros estáveis.

O primeiro-ministro Shigeru Ishiba disse: “Há uma questão de como garantir a justiça. Passaremos para a próxima fase quando for devidamente resolvida”. O governo planeja proceder com uma análise cuidadosa com base em uma série de questões.

Enquanto isso, o Partido Democrático Constitucional, o Partido da Restauração do Japão e o Partido Democrático do Japão apresentaram conjuntamente um projeto de lei à recente sessão extraordinária da Dieta para tornar a merenda escolar gratuita para as escolas públicas do ensino primário e ginasial, pedindo uma implementação rápida.  

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Turista japonês é assassinado na rua em cidade famosa da Tailândia

Publicado em 30 de dezembro de 2024, em Ásia

O turista japonês quis defender uma mulher desconhecida na rua e acabou sendo esfaqueado pelo namorado dela.

Suspeito de assassinato do turista japonês foi preso no local (ANN)

Segundo informações da Embaixada do Japão na Tailândia, um japonês levou uma facada de um homem na cidade turística de Pattaya, a cerca de 150 quilômetros de Bangkok.

Publicidade

O turista japonês foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. 

Segundo a polícia local, a vítima de assassinato foi 田辺晴大, 27, que estava a turismo no país. Por volta das 6h de domingo (29), horário local, o turista japonês interveio em uma discussão entre o suspeito e a mulher com quem namora, quando foi agredido pelo homem. Em seguida, levou uma facada no peito. 

O suspeito, de dupla nacionalidade, britânica e tailandesa, デイビッド・マインシリ, 36 anos, foi preso no local e levado ao hospital para receber um tratamento pois estava ferido. Depois passou a ser interrogado para saber detalhes dessa briga e consequente o assassinato. Segundo a polícia, ele estava bêbado no momento.  

Polícia no local do assassinato e o suspeito caído (ANN)

Fontes: ANN, JNN e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão