Representantes do Museu de Arte Simose no oeste do Japão disseram na terça-feira (3) que a instalação recebeu o Prêmio Versalhes deste ano como o museu mais belo do mundo.
A premiação de arquitetura mundial e design francesa, estabilizada em 2015, é anunciada anualmente na sede da Unesco em Paris.
A categoria museu foi adicionada neste ano, e o do Japão foi nomeado junto com outros 6, incluindo o Museu de Arte A4 em Chengdu na China e o Grande Museu Egípcio em Giza, no Egito.
O Simose foi projetado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, ganhador do Prêmio de Arquitetura Pritzker de 2014, considerado o Nobel da arquitetura. Ele foi aberto em 2023 na cidade de Otake (Hiroshima) e exibe trabalhos do artista francês e designer Emile Galle, dentre outros.
O museu tem 8 galerias móveis que podem ser reorganizadas para formar diferentes configurações dependendo da exibição.
O site da premiação apresenta a estrutura como “galerias com paredes feitas de vidro colorido que acendem à noite sobre a água de uma piscina que reflete”.
“Esse cenário simbólico amplifica a paisagem física da Mar Interior de Seto com um aceno à beleza das Ilhas Setouchi”, acrescenta, mencionando a localização do museu em frente à praia.
“Acredito que a abordagem inovadora, como a galeria móvel que flutua na água e a estrutura de madeira, foram reconhecidas. Essa foi a primeira ocasião em que tive a chance de projetar livremente e aprecio verdadeiramente todas as pessoas envolvidas”, disse Ban em uma declaração.
Fonte: Mainichi