A agência espacial dos EUA, a Nasa, adiará seu primeiro pouso na Lua desde o programa Apollo em cerca de 1 ano, para meados de 2027.
A Nasa fez o anúncio na quinta-feira (5) em uma coletiva de imprensa. A missão Artemis III vinha sendo programada para setembro de 2026. Esse seria o primeiro pouso humano na Lua em mais de meio século.
A agência disse que também adiará a implementação da Artemis II, destinada a enviar espaçonave tripulada para viajar em volta da Lua, por cerca de 7 meses até abril de 2026.
Ela diz que a mudança afeta parcialmente o tempo necessário para endereçar sistemas de suporte à vida para astronautas.
O anúncio ocorre após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ter nomeado o fundador de uma empresa de tecnologia da informação (TI) como o próximo chefe da Nasa em sua administração iminente.
O administrador da Nasa, Bill Nelson, disse: “Acredito que estamos entregando para a nova administração uma maneira segura e confiável para nós, que é voltar à Lua, chegar lá antes da China”.
O Artemis é um programa de exploração lunar internacional. O Japão prometeu arcar com custos para desenvolver uma sonda lunar, enquanto a Nasa oferece a astronautas japoneses oportunidades para colocar os pés na superfície da Lua.
Fonte: NHK