O navio de cruzeiro Bellissima, pertencente à MSC Crociere, da Suíça, líder do mercado da Europa e da América do Sul, sofreu uma falha no motor e se encontra atracado no porto de Naha (Okinawa).
Estava programado para partir rumo a Taiwan, na sexta-feira (6), com uma parada em Ishigaki (Okinawa), com milhares de passageiros, mas até segunda-feira (9), não conseguiu sair.
Segundo os passageiros, houve um anúncio a bordo de que todos os passeios seriam cancelados porque o motor havia quebrado e não havia esperança de recuperação.
Cerca de 2 mil passageiros estão visitando a ilha principal de Okinawa e dormindo no navio de cruzeiro. A empresa de cruzeiros explicou que serão enviados de volta a Taiwan de avião.
Segundo a agência de turismo que programou essa viagem, são 4 mil passageiros. Eles foram desembarcados, mas muitos ainda permanecem no navio porque os procedimentos de desembarque estão demorando.
De acordo com a Associação de Gestão Portuária de Naha, eles receberam uma mensagem da companhia de navegação na segunda-feira dizendo: “Gostaríamos de permitir que você use o porto por enquanto”, e não há planos para o navio partir. Por outro lado, providenciar passagens aéreas para milhares de passageiros não é uma tarefa fácil.
Como outros navios de cruzeiro estão programados para fazer escala no porto de Naha no futuro, há preocupações de que, se a investigação sobre a causa da falha e os reparos demorarem, outros poderão ter que alterar sua agenda de escala.
Fonte: RBC