Uma embarcação de pesca de atum pertencente à Cooperativa de Pesca de Oma na cidade homônima (Aomori), desapareceu após a pescaria na quinta-feira (19).
Um membro da tripulação foi resgatado, mas morreu, e outro está sendo procurado.
A embarcação é o 28.º Komyo Maru, de 4,9 toneladas, e estava sendo conduzida pelo capitão, 藤枝亮一, 70 anos, e um tripulante de 55 anos, 須藤愛教. Deveria ter retornado ao porto por volta das 17h de quinta-feira, conforme inicialmente previsto.
Durante a busca feita por um barco de uma cooperativa de pesca, o capitão foi encontrado flutuando no mar a aproximadamente 3 quilômetros do Farol Omasaki por volta das 21h10 de quinta-feira, vestindo um colete salva-vidas, e foi resgatado, mas não estava consciente. Foi levado ao hospital, onde foi declarado o óbito.
Além disso, ainda durante a busca, por volta das 23h22 do mesmo dia, a embarcação virada foi descoberta no mar a aproximadamente 2 quilômetros do farol.
De acordo com a Associação de Pesca de Oma, muitos navios saíram para pescar na quinta-feira devido ao aumento do preço do atum antes do primeiro leilão no Mercado Toyosu de Tóquio.
O vento soprava de oeste-noroeste a aproximadamente 7 metros, as ondas tinham aproximadamente 1 metro de altura e a temperatura da água do mar era de 11 graus Celsius.
Fontes: ATV e NHK