![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/12/nevasca.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
Paisagem monocromática em Suyaku Onsen, na província de Aomori, com acúmulo recorde (FNN)
O norte do Japão está com uma nevasca semelhante ao pico do inverno, uma das piores dos últimos anos nesta época, do tipo que só acontece uma vez em 10 anos. O volume de neve foi 170% a mais do que o normal desta estação.
Em Suyaku Onsen (Aomori), a queda de neve ultrapassou 1,5 metro pela primeira vez nesta temporada, durante o dia, na quinta-feira (12). O observatório de meteorologia emitiu alerta de fortes nevascas para as cidades de Tsugaru e Kamikita também na sexta-feira (13).
A temperatura se manteve na faixa de -7ºC em Suyaku durante o dia e a partir das 18h, a neve acumulada chegou a 1,63 metro, o maior volume do país.
Em outras cidades da província, as temperaturas também foram baixas, como em Sannohe, de -5,5ºC, como em janeiro; -4,5ºC em Hirakawa e -2,1ºC em Wakinozawa.
Hokkaido também teve nevasca
![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/12/nevasca_3-1.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
Visibilidade extremamente difícil e perigosa nas vias públicas, foto da cidade de Horokanai, em Hokkaido (FNN)
Na quinta-feira, o acúmulo da queda de neve chegou a 88 centímetros na cidade de Horokanai (Hokkaido). A visibilidade tornou-se difícil, inclusive para ver o carro da frente.
Em uma rodovia da província, 4 carros derraparam e caíram por não conseguirem identificar onde fica a pista ou o acostamento e ficaram cobertos de neve.
![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/12/nevasca_1-1.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
Kei derrapou na neve e saiu fora da pista, em Shinshinotsu, Hokkaido (enviada por telespectador da FNN)
Em Shumarinai, na cidade de Horokanai, que fica em uma área com fortes nevascas, a queda de neve ultrapassou 1 metro pela primeira vez nesta temporada.
Tanto os residentes de Aomori quanto de Hokkaido não venciam remover a neve da porta de casa ou de frente dos estabelecimentos comerciais. E essa é uma tarefa árdua.
No fim de semana, o frio intenso continua, assim como a nevasca, não só em Tohoku, como em Hokuriku e em outras províncias banhadas pelo Mar do Japão. É conveniente se informar sobre o tempo antes de sair de casa, especialmente para quem vai dirigir.
![](https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/12/nevasca_2-1.jpg?resize=900%2C472&ssl=1)
Dura tarefa de remover a neve da calçada e do quintal, em Aomori (FNN)
Fontes: JNN e FNN