A aeronave que transportava 67 pessoas (ilustrativa/banco de imagens)
Vários veículos de mídia dizem que o avião de passageiros da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25) pode ter sido abatido por um sistema de defesa aérea da Rússia.
Publicidade
A Reuters e outras mídias divulgaram a notícia na quinta-feira (26) citando fontes no Azerbaijão.
O avião partiu da capital do Azerbaijão, Baku, com destino à Grósnia, que fica localizada na Chechênia, república russa no sul.
A aeronave que transportava 67 pessoas caiu perto de um aeroporto em Aktau, cidade no oeste do Cazaquistão. Autoridades dizem que 38 delas morreram.
Um veículo de mídia diz que estilhaços de um míssil russo superfície-ar atingiram a aeronave quando ela estava sobrevoando a Grósnia.
O míssil teria explodido nas proximidades. O meio de comunicação acrescenta que o avião seguia em direção ao Cazaquistão após ter sido proibido de fazer um pouso de emergência em aeroportos russos.
Uma organização de notícias do Azerbaijão, citando fontes russas, diz que forças da defesa aérea russa estavam tentando abater drones ucranianos enquanto o avião estava sobrevoando a Chechênia. Ela diz que a Rússia não fechou o espaço aéreo para aeronaves civis naquele momento.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, falou sobre a queda na quinta-feira.
Ele disse que seria errado criar hipóteses antes de um painel de investigadores apresentar suas conclusões.
Autoridades russas divulgaram na quarta-feira o que elas descreveram como informação preliminar. Elas disseram que a emergência pode ter sido causada por uma colisão com pássaros.
Fonte: NHK