O número de chegadas de turistas internacionais no primeiro semestre de 2024 quase regressou aos níveis anteriores ao da pandemia do coronavírus.
Existem preocupações crescentes sobre o overturismo (excesso de turistas) e a má gestão em cidades históricas e destinos turísticos com praias populares.
O No List de 2025 do Fodor’s inclui destinos que enfrentam pressões turísticas insustentáveis.
As pessoas ao redor do mundo estão viajando como nunca antes, e os desembarques de turistas internacionais regressaram aos níveis de antes da pandemia no primeiro semestre de 2024. Mas, muitos dos destinos turísticos famosos estão enfrentando uma sensação de perigo.
O excesso de visitantes nas pequenas cidades históricas da Europa deixou as praias pitorescas repletas de resíduos, principalmente de plásticos, levantando preocupações sobre overturismo e a má gestão turística.
O Fodor’s, um conhecido guia de viagens, compila anualmente uma lista dos destinos que sofrem maior pressão turística. O No List da empresa, edição 2025, mostra locais onde se prevê que a situação se agrave, tanto no Japão como em outros países encantadores.
A empresa não está incentivando as pessoas a pararem de viajar para esses destinos turísticos. No entanto, acredita que é necessário apontar os problemas e enfrentá-los.
Especialistas em turismo disseram anteriormente ao Business Insider que um dos principais desafios que estes destinos enfrentam é que os turistas tendem a visitar os mesmos locais na mesma época do ano. Se deseja visitar destinos turísticos populares, recomenda escolher a baixa temporada ou escolher datas que não tenham pico de turistas. Também enfatiza a importância de ser um “turista responsável” e de observar as leis locais.
Os 15 destinos com graves problemas por causa do overturismo, enfrentam basicamente o mesmo: lixo, prioridade aos turistas ao invés dos residentes locais, tornando-os proibitivamente caros, homogeneizados ou até mesmo destruídos. Veja a lista do Fodor’s No List 2025:
- Bali, Indonésia
- Barcelona, Espanha
- Majorca, Espanha
- Ilhas Canárias, Espanha
- Veneza, Itália
- Lisboa, Portugal
- Koh Samui, ilha da Tailândia
- Monte Everest, Nepal
- Agrigento, Itália
- Ilhas Virgens Britânicas
- Kerala, Índia
- Quioto, Japão
- Tóquio, Japão
- Oaxaca, México
- Costa Norte 500, Escócia
Fontes: Business Insider e Fodor’s