Preço da gasolina irá subir a partir de 19 deste mês

Prevê-se que os motoristas terão que desembolsar mais para abastecer, podendo chegar a 185 ienes o litro, em média, mas em janeiro o aumento é maior.

Foto ilustrativa de frentista abastecendo gasolina em um carro (FNN)

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) anunciou na quarta-feira (11) que o preço médio nacional de varejo de um litro de gasolina comum em 9 deste mês é de 175,70 ienes, 30 centavos mais caro que na semana anterior.

Publicidade

O aumento de preços acontece pela quinta semana consecutiva.

Sabe-se que o subsídio concedido pelo governo aos distribuidores primários de petróleo teve o efeito de reduzir as vendas em 14,30 ienes. O preço mais baixo foi de 169,10 ienes na província de Iwate, e o mais alto foi de 185,60 ienes na província de Nagano. Analisando por província, 30 delas tiveram aumento, em 14 houve queda e em 3 os preços se mantiveram estáveis.  

Preço médio do querosene

No inverno, muitos lares e hortifrutigranjeiros usam o querosene para aquecer o ambiente e as estufas. Esse combustível também teve aumento de preço de 1 iene para um galão de 18 litros, chegando à média nacional de 2.118 ienes.

A gasolina de alta octanagem em todo o país aumentou 20 centavos, passando a 186,40 ienes, sendo que o litro do óleo diesel também aumentou 30 centavos, passando a 155,40 ienes. 

Gasolina bem mais cara dói no bolso

Ienes na carteira (PM)

Os preços do varejo dos combustíveis deverão ter aumento significativo a partir de 19 deste mês por causa da redução do subsídio do governo. Veio subsidiando desde janeiro de 2022 para reduzir o fardo dos consumidores. No entanto, a redução do preço final ao consumidor irá acabar em janeiro de 2025. 

O último “restinho” de subsídio será a partir de 19, por isso, o litro da gasolina comum deverá aumentar em ¥5 ou ¥5,1 em média para o consumidor.

A partir de 16 de janeiro do próximo ano, com subsídio zero, o aumento por litro deverá ser de 10 ienes em média, o que vai fazer diferença no bolso. 

De acordo com o Centro de Informação sobre Petróleo, espera-se que os preços do petróleo bruto caiam se as tensões entre Israel e o Irão diminuírem, mas a situação futura é incerta.

Fontes: FNN e Fukui Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois japoneses flagrados com 2 kg de maconha na bolsa de mão

Publicado em 12 de dezembro de 2024, em Crime

Dois japoneses visitaram a Tailândia, onde o uso recreativo da maconha é permitido e voltaram com a droga para o Japão.

Maconha apreendida (TNC)

A polícia informou na quarta-feira (11) sobre a prisão dos japoneses 白石優斗, 26, dono de um restaurante, e 伊福欧助, 22, trabalhador na construção civil, suspeitos de contrabando de maconha.

Publicidade

Dentro de uma bolsa de mão havia uma caixa de doces para camuflar 2 quilos de maconha, trazidos da Tailândia, avaliados em cerca de 10 milhões de ienes.

Eles embarcaram no Aeroporto Internacional de Don Mueang, perto de Bangkok, capital da Tailândia.

Desembarcaram em 12 de novembro no aeroporto de Fukuoka e a mala de mão foi vistoriada pela alfândega que encontrou a droga entre os doces. A polícia informou que há um cúmplice, pois na troca de mensagens por smartphone entre os dois haveria mais um.

Os dois já foram encaminhados para a promotoria.

Segundo a alfândega de Fukuoka essa foi a maior apreensão de maconha desde 2003.

A Tailândia é um dos países do mundo que liberou o uso recreativo da maconha, mas este ano o governo anunciou que voltará atrás. Voltará a classificar o uso recreativo da marijuana como droga ilícita, permitindo apenas o uso da erva para fins medicinais. 

A nova decisão deverá entrar em vigor neste fim de ano.

No Japão, começa a vigorar na quinta-feira (12) a lei que endurece no caso de posse da maconha.

Fontes: NHK e TNC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão