Previsão de nevasca em ampla área, chegando a 300% da média

O pico da nevasca poderá ser na sexta-feira, em nível de alerta. Requer cuidado nas vias públicas, sendo que algumas vias expressas já anunciaram que fecharão trechos.

Carro derrapando na neve (PM)

As temperaturas no Japão mudaram repentinamente para as de inverno, sem deixar rastros do outono. A segunda-feira (9) foi considerada com o dia mais frio desta temporada, com os termômetros que marcaram mínimas de 2,4 e 2,5 graus Celsius em Nagoia e Tóquio, respectivamente, 0,6ºC em Gifu, 0ºC em Maebashi (Gunma) e 1,1ºC em Miyazaki. 

Publicidade

Depois dessa onda de frio que começou no fim de semana, se estendendo até segunda-feira, há previsão de que virá outra, bem pior. Prevê-se uma nevasca que só acontece uma vez em 10 anos.

A partir de sábado (14), o forte ar frio, que provavelmente causará neve em áreas planas, deverá se deslocar para o sul, em direção ao oeste do Japão, marcando o pico da queda de neve

Queda de mais de 300% de neve do que o normal

Áreas em branco indicam neve e em azul, chuva (JNN)

Espera-se que um frio rigoroso nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, e as nuvens de neve deverão se desenvolver principalmente na região Hokuriku, desde quarta-feira (11), por cerca de 5 dias, com uma quantidade de 3,2 vezes de queda de neve do que a média normal. Há previsão de fortes nevascas também em partes das províncias de Gunma, Gifu e Nagano, com pico na sexta-feira (13) e sábado.

Nas regiões Kinki e San’in (Tottori e Shimane) a previsão é de queda de neve 2,86 vezes superior à média, durante 5 dias, a partir de sexta-feira. Na região San’in a temperatura mínima poderá chegar a 0ºC.

Há uma séria preocupação de que essas nevascas possam causar paralisação dos veículos nas vias expressas e nas rodovias. Para quem dirige, seja a trabalho quanto para lazer, deve trocar os pneus para os de neve e ficar atento às condições climáticas, consultando também como estão as estradas.

A faixa de Kanto, Tokai e Kansai deverá ter temperaturas baixas, como as de fim e começo de ano. A mínima poderá chegar a 1ºC em Nagoia. Há possibilidade de neve em Kansai.

Para quem pretende viajar a Hokkaido e para quem reside nessa província e nas de Tohoku, deve se preparar para a nevasca.

Com esse clima invernal, a população quer saber se o Natal será branco, mas os meteorologistas apontam que embora as temperaturas provavelmente sejam baixas, o tempo poderá ser seco na maioria das províncias. 

Previsão do Tenki

Fontes: JNN, FNN e Tenki  

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Entidade japonesa recebe Prêmio Nobel da Paz 2024

Publicado em 11 de dezembro de 2024, em Notícias do Mundo, Sociedade

Esse prêmio Nobel é um reconhecimento do movimento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki em prol do mundo livre de armas nucleares.

Membros da organização Hibakusha recebem o Prêmio Nobel da Paz 2024 em Oslo (NHK)

A organização japonesa Nihon Hidankyo, também conhecida por Hibakusha (significa vítimas da bomba atômica), venceu o Prêmio Nobel da Paz 2024. O anúncio foi feito em outubro pelo Comitê Nobel da Noruega.

Publicidade

O prêmio foi atribuído devido aos esforços da associação para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que elas nunca mais devem ser utilizadas.

Na noite de terça-feira (10), horário do Japão, foi realizada uma exibição pública no Museu da Bomba Atômica, na cidade de Hiroshima, para coincidir com a Cerimônia de Entrega do Prêmio Nobel da Paz, realizada em Oslo, capital da Noruega, e assistir ao discurso de Hiromi Tanaka, membro dessa associação.

Reunidos em Hiroshima para assistir à cerimônia (NHK)

Aproximadamente 300 pessoas, incluindo sobreviventes da bomba atômica, assistiram à cerimônia de premiação através de um projetor. Os espectadores explodiram em aplausos quando certificados e medalhas foram entregues aos representantes, como Tomoyuki Mimaki, que foi exposto à bomba atômica em Hiroshima.

Posteriormente, ouviram com expressão séria o discurso premiado proferido pelo membro representativo do comitê Hiromi Tanaka, durante o qual ele disse: “A idade média dos Hibakusha (sobreviventes da bomba atômica) é de 85 anos, e em 10 anos serão poucos capazes de testemunhar como sobreviventes em primeira mão”. Expressou, assim, suas esperanças para as atividades da próxima geração, e alguns sobreviventes da bomba atômica puderam ser vistos balançando a cabeça enquanto ouviam.

Fumiaki Kajiya, 85, um dos sobreviventes da bomba atômica que assistiu à cerimônia de premiação e que presta depoimento há muitos anos, disse: “Senti que o testemunho dos sobreviventes da bomba atômica foi levado a sério depois de ouvir o discurso”. Hiroshima e Nagasaki precisam fazer uma declaração ao mundo de que isso não poderá acontecer novamente e que isso será um problema sério. Sempre quis transmitir esta mensagem, por isso espero que ainda possamos dar o nosso melhor”.

Em Nagasaki também teve público para assistir à premiação 

Mais de 100 pessoas, incluindo sobreviventes da bomba atômica e pessoas da organização de paz, reuniram-se para a exibição pública realizada na Prefeitura da cidade de Nagasaki (província homônima).

Reunidos em Nagasaki para assistir à cerimônia (NHK)

No local, antes do início da cerimônia de premiação, o prefeito Suzuki, um sobrevivente de segunda geração da bomba atômica, fez um discurso. “Quero assistir à cerimônia de premiação, pensando que é o ponto de partida para a realização de um mundo livre de armas nucleares”, declarou.

Yasujiro Tanaka, 82, um sobrevivente da bomba atômica que pertence à associação Nihon Hidankyo de sua província, disse: “Enquanto eu assistia à cerimônia de premiação, os rostos dos meus amigos falecidos passaram pela minha mente e todos estavam sorrindo. Ganhei mais energia para continuar as atividades depois desse prêmio”.  

Uma mulher de 22 anos da cidade de Kumamoto, cujo avô foi exposto à bomba atômica em Nagasaki, disse que “vim aqui porque quis sentir as bênçãos aos mesmos sobreviventes da bomba atômica que o meu avô, e porque queria estar no mesmo espaço que alguém que carregaria o bastão. Quero continuar trabalhando para a abolição das armas nucleares, valorizando ao mesmo tempo os esforços que foram feitos até o momento”.

Fontes: NHK e Euro News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão