Conforme a previsão meteorológica, o clima foi de inverno no fim de semana em quase todo o arquipélago japonês, com marcas de primeiras quedas de neve em diversos pontos.
O Observatório Meteorológico Local de Kanazawa (Ishikawa) anunciou que, pouco depois das 9h de domingo (8) foi vista a primeira queda de neve na capital, com atraso de 14 dias do período normal.
Em outras localidades como Kaga e Noto (Ishikawa), o acúmulo de neve foi de 15 e 5 centímetros, respectivamente.
O Observatório Meteorológico Local de Maebashi (Gunma) também anunciou a primeira queda de neve na cidade, às 17h33 de domingo. Foi um dia antes da média anual e 3 dias antes do inverno passado.
Já em Utsunomiya (Tochigi), a primeira neve desta temporada foi no sábado (7).
Na cidade de Mikami (Gunma), na divisa com a província de Niigata, a neve acumulou rapidamente a partir das 7h de domingo, chegando a 45 centímetros às 18h.
Em uma outra capital, bem distante de Gunma, a primeira neve foi registrada na cidade de Hiroshima, no domingo. Foi 6 dias antes da média e com 20 dias de atraso se comparado ao ano passado.
Na capital da província de Shimane, Matsue, também foi registrada a primeira queda dos flocos brancos no domingo, com um dia de atraso em relação à média anual.
Embora não tenha sido o primeiro registro de neve, de acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Nagano, a paisagem ficou monocromática em vários locais da província no domingo, com acúmulos de 32 centímetros na vila de Hakuba, 22 na vila de Nozawa Onsen e 20 na cidade de Omachi, em 24 horas até às 15h.
Não é para menos, pois muitas cidades tiveram temperatura máxima durante o dia de um dígito:
- 2,8ºC em Morioka
- 6,4ºC em Wajima
- 9,4ºC em Nagoia
Para quem reside nas cidades onde teve queda de neve é preciso dirigir com cuidado pois as pistas podem estar com camada de gelo.
Fontes: Ishikawa TV, WeatherNews, JNN, Tenki, NBS e NHK