O Ministério da Saúde aprovou o primeiro colírio do Japão designado a reduzir o aumento da miopia.
A produção e venda do hidrato de sulfato de atropina foram aprovadas pelo ministério na sexta-feira (27). O medicamento foi desenvolvido pela Santen Pharmaceutical sediada em Osaka.
A miopia é geralmente causada quando o comprimento do globo ocular da frente para trás se alonga com o crescimento da criança, dificultando focar em objetos distantes.
A Santen Pharmaceutical diz que conduziu um estudo com crianças que sofrem de miopia leve e moderada.
Ela diz que o aumento da condição diminuiu e o alongamento do globo ocular foi suprimido em um grupo que recebeu o colírio comparado a o outro que usou placebo.
Alguns médicos importavam individualmente colírios contendo substâncias similares, que foram aprovadas no exterior. A aprovação do ministério do Japão está aumentando esperanças de que o medicamento se tornará mais amplamente disponível.
A Santen Pharmaceutical diz que é pouco provável que o colírio seja coberto pelo seguro de saúde público.
A presidente da Sociedade de Miopia do Japão, Kyoko Ohno, que estava envolvida em analisar os dados do teste, diz que o novo colírio provavelmente será administrado para crianças.
A professora do Instituto de Ciências de Tóquio também diz que o teste envolveu crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos com miopia, acrescentando que o medicamento, provavelmente, não funcionaria em adultos e crianças com miopia avançada.
A professora Ohno cita que o número de crianças que desenvolveram miopia vem crescendo no Japão.
Ela diz que uma mudança no estilo de vida é importante para diminuir o aumento da miopia, como evitar assistir TV muito perto da tela e passar mais tempo ao ar livre.
Fonte: NHK