A Toyota Motor informou que inicia o recall de 3 modelos de veículos a partir de sexta-feira (6), sendo eles o Yaris Cross, o Harrier e o bZ4X, já informado para o Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT).
Os alvos são os modelos fabricados de julho a novembro do ano passado, conforme tabela apresentada pela própria Toyota (em japonês, toque para abrir), em sua página web.
Em relação ao problema, a montadora informa que “devido à consideração insuficiente do programa que controla a distribuição de luz do farol no sistema de apoio à condução AHS*, o sinal, ao mudar de farol de ultrapassagem para o de condução pode ser determinado incorretamente como anormal. Portanto, poderá ser exibida uma mensagem de aviso e o farol poderá não acender.
O que é AHS: acrônimo de Adaptive Hight beam System, que significa controle de distribuição de acordo com o ambiente circundante e as condições de condução para ajudar a manter a visibilidade dianteira.
Segundo a Toyota Motor, o carro deve ser levado a uma concessionária para a verificação dos números de série dos faróis esquerdo e direito e, se for o caso, será feita a substituição do computador (sistema) de controle do AHS.
Fonte: divulgação