Na quinta-feira (19), a Federação dos Sindicatos Trabalhistas de Toda a Toyota, que é composta por sindicatos do Grupo Toyota Motor, compilou um projeto de política solicitando negociações de gestão laboral na Primavera de 2025.
Embora tenha solicitado que o valor seja equivalente ao salário base (base up), ou superior ao do ano fiscal passado, não foi proposto nenhum valor unificado pelo quinto ano consecutivo. Mas, solicitou um bônus mínimo equivalente a 5 meses de salário.
À luz do recente aumento dos preços, é essencial melhorar o tratamento centrado nos salários, tais como aumento para exceder o nível deste ano, que é o mais elevado desde 2000, quando dados comparáveis podem ser obtidos.
Distinguiu-se da Federação das Federações Automobilísticas, que elaborou uma proposta que fixa o valor em 12 mil ienes ao mês (mínimo de 144 mil ienes no ano), como referência aos sindicatos trabalhistas de empresas de pequeno e médio portes.
Sindicatos trabalhistas da Nissan estipulam mínimo
Por outro lado, a Federação Trabalhista da Nissan, que é composta pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automóvel da Nissan e pelos sindicatos dos fornecedores de peças da montadora, decidiu estabelecer o nível necessário de melhoria salarial equivalente ao mínimo em “12 mil ienes ou mais”.
Este valor representa um aumento de 20% em relação ao nível de procura de mão-de-obra da primavera de 2024, que estabeleceu o padrão em 10 mil ienes, e é o mais elevado desde o salário comparável da primavera de 2013.
No entanto, o desempenho empresarial da Nissan está gravemente abaixo do esperado e não está claro se será capaz de obter melhores respostas do que no ano passado.
Fontes: Yomiuri, Nikkei e Nagoya TV