Mais casos de uma doença misteriosa similar à influenza nomeada “Doença X” foram reportados na República Democrática do Congo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) despachou uma equipe de resposta rápida para ajudar na investigação.
Desde 24 de outubro, 406 casos da doença não identificada – marcada por febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo- foram relatados até 5 de dezembro na zona de saúde Panzi no sudoeste do Congo, disse a OMS em uma declaração no domingo (8).
Isso é uma alta de 376 casos anunciados na semana passada. Enquanto mais da metade dos casos envolva crianças com idade inferior a 5 anos, suspeita-se que um viajante de 50 anos hospitalizado em Lucca, na Itália, tenha se recuperado da doença, divulgou o jornal Il Tempo.
Trinta e uma mortes foram registradas, queda de 79 reportadas na semana passada, de acordo com a OMS.
O surto está centrado em uma área rural remota da província de Kwango, onde estradas em condições precárias e chuvas fortes significam que leva-se aproximadamente 48 horas para chegar ao local a partir da capital do Congo, Kinshasa.
Todos os casos graves envolvem indivíduos que sofrem de desnutrição grave, somando complexidade para identificar uma fonte de infecção.
Pneumonia aguda, influenza, covid-19, sarampo e malária são considerados fatores causais em potencial baseados em sinais e sintomas dos que foram acometidos, disse a OMS, acrescentando que equipes de resposta estão ajudando a tratar pacientes e aumentar a conscientização do surto dentro de comunidades afetadas.
Fonte: Japan Times