Surto de ‘doença X’ se amplia e ONU envia equipe para o Congo

Desde 24 de outubro, houve 406 casos de uma doença não identificada no sudoeste da República Democrática do Congo.

O surto está centrado em uma área rural remota da província de Kwango (ilustrativa/banco de imagens)

Mais casos de uma doença misteriosa similar à influenza nomeada “Doença X” foram reportados na República Democrática do Congo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) despachou uma equipe de resposta rápida para ajudar na investigação.

Publicidade

Desde 24 de outubro, 406 casos da doença não identificada – marcada por febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo- foram relatados até 5 de dezembro na zona de saúde Panzi no sudoeste do Congo, disse a OMS em uma declaração no domingo (8).

Isso é uma alta de 376 casos anunciados na semana passada. Enquanto mais da metade dos casos envolva crianças com idade inferior a 5 anos, suspeita-se que um viajante de 50 anos hospitalizado em Lucca, na Itália, tenha se recuperado da doença, divulgou o jornal Il Tempo.

Trinta e uma mortes foram registradas, queda de 79 reportadas na semana passada, de acordo com a OMS.

O surto está centrado em uma área rural remota da província de Kwango, onde estradas em condições precárias e chuvas fortes significam que leva-se aproximadamente 48 horas para chegar ao local a partir da capital do Congo, Kinshasa.

Todos os casos graves envolvem indivíduos que sofrem de desnutrição grave, somando complexidade para identificar uma fonte de infecção.

Pneumonia aguda, influenza, covid-19, sarampo e malária são considerados fatores causais em potencial baseados em sinais e sintomas dos que foram acometidos, disse a OMS, acrescentando que equipes de resposta estão ajudando a tratar pacientes e aumentar a conscientização do surto dentro de comunidades afetadas.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vulcão nas Filipinas entra em erupção e autoridades pedem evacuação

Publicado em 10 de dezembro de 2024, em Ásia

Uma operação de evacuação urgente está em andamento em meio a preocupações sobre os efeitos de cinzas vulcânicas.

O Kanlaon entrou em erupção logo após as 15h de segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 (NHK)

Um vulcão na central das Filipinas entrou em erupção, levando autoridades a pedir evacuações de dezenas de milhares de residentes nas proximidades da montanha.

Publicidade

O Instituto das Filipinas de Vulcanologia e Sismologia disse que o Monte Kanlaon, localizado na Ilha Negros, entrou em erupção logo após as 15h de segunda-feira (9), hora local.

Imagens mostram uma coluna de fumaça preta subindo do topo da montanha, que tem cerca de 2,4 mil metros de altura.

Autoridades disseram que a erupção lançou fumaça a cerca de 3 mil metros acima da cratera, e correntes de densidade piroclástica foram observadas nas encostas da montanha.

O instituto elevou seu nível de alerta vulcânico para 3 em uma escala que vai até 5. Residentes dentro de um raio de 6Km do cume do vulcão foram alertados a evacuar.

Uma operação de evacuação urgente está em andamento em meio a preocupações sobre os efeitos de cinzas vulcânicas. Autoridades de resposta a desastres disseram que a operação afetaria cerca de 87 mil residentes de áreas ao redor.

Um toque de recolher noturno foi imposto em áreas próximas. Escolas foram fechadas nesta terça-feira (10).

Autoridades estão pedindo à população que se mantenha vigilante contra mais erupções explosivas.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão