A Toyota Motor anunciou no dia de Natal que seu volume de vendas globais, incluindo a marca Lexus, em novembro deste ano, foi de 920.569 unidades, um aumento de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, estabelecendo um novo recorde para novembro.
As vendas de veículos híbridos (VH) fortaleceram tanto no Japão como no exterior, e as vendas na China, que vinham enfrentando dificuldades, também começaram a subir.
As vendas no exterior aumentaram 3,2%, para 790 mil unidades, um recorde para novembro. Nos Estados Unidos, um mercado importante, as vendas de veículos como os VHs, aumentaram cerca de 50% em comparação com o mesmo mês do ano passado, impulsionadas pela Black Friday.
Na China, as vendas aumentaram 7%, para 170 mil unidades, devido ao sucesso do lançamento de novos modelos. Esta é a primeira vez em 10 meses, desde janeiro deste ano, que as vendas na China superaram as do mesmo mês do ano passado.
Enquanto isso, as vendas internas diminuíram 6,6%, para 130 mil unidades. A Toyota considera um declínio reacionário em relação ao ano passado, quando a produção aumentou devido à resolução do problema da escassez de semicondutores e à suspensão das operações em algumas subsidiárias.
Queda na produção da Toyota
Em relação à produção global, houve uma queda de 6,2%, caindo para 869.230 unidades. Este foi o 10.º mês consecutivo de queda devido à redução na produção interna.
A produção no Japão diminuiu 9,3%, para 280 mil unidades, enquanto a externa teve queda de 4,6%, ficando em 580 mil unidades.
Fontes: Yomiuri e Nikkei