O acidente com o Boeing da Jeju Air foi uma tragédia. O jato de passageiros transportando 181 pessoas que sofreu acidente e explodiu no Aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, no domingo (29), teve um saldo trágico de morte de 179 pessoas, e dois tripulantes foram resgatados pelos bombeiros, disseram as autoridades, pouco depois das 21h.
As duas pessoas resgatadas foram, inicialmente, encaminhadas para um hospital local, mas depois foram transferidas para uma instituição médica em Seul, a 288 quilômetros.
O acidente ocorreu às 9h07 de domingo, com a aeronave da LCC Jeju Air, de um voo que partiu de Bangkok, Tailândia, com 175 passageiros e seis tripulantes. Os passageiros eram 173 da Coreia do Sul e 2 da Tailândia.
Tragédia: acidente aéreo mais mortal da Coreia do Sul
O avião derrapou no chão sem o trem de pouso acionado, colidindo com uma parede de concreto antes de explodir em chamas com um som ensurdecedor.
É o acidente de aviação mais mortal já ocorrido em solo sul-coreano e o terceiro mais fatal em número de mortos envolvendo uma companhia aérea sul-coreana.
Tragédia teria sido causada pelas aves
O Corpo de Bombeiros informou que houve colisão com aves, com base em relatos dos ocupantes resgatados, e que posteriormente ocorreram problemas no motor. Além disso, parece que por algum motivo os trens de pouso da aeronave não estavam funcionando corretamente, por isso o comandante tentou um pouso de barriga.
“A aeronave foi quase completamente destruída, e é difícil identificar os mortos“, disse um oficial. “Estamos no processo de recuperação dos restos mortais, o que levará tempo”, emendou.
O governo da Coreia do Sul enviou investigadores da Comissão de Investigação de Acidentes para o local e, de acordo com a mídia, eles recuperaram a caixa-preta do avião e estão conduzindo uma investigação detalhada sobre a causa e as circunstâncias do acidente que foi uma tragédia.
O Ministério da Terra disse em um briefing que uma torre de controle do aeroporto havia alertado sobre uma colisão com aves às 8h54. O comandante declarou mayday às 8h59 e tentou pousar às 9h03 sem o trem de pouso acionado.
A palavra mayday é usada pelo comandante da aeronave para comunicar uma situação de emergência e que requer atenção imediata.
Assista a um vídeo postado no YouTube.
Fontes: NHK e Yonhap News Agency