O conceito ambicioso de um Túnel Transatlântico que poderá conectar Nova Iorque e Londres ressurgiu, prometendo viagens entre as cidades em cerca de 1 hora.
Proposta para um túnel que conecta o Reino Unido e os EUA sob o Oceano Atlântico ressurgiu, mas com um valor de quase US$20 trilhões, o projeto é uma grande pergunta.
A ideia de um Túnel Transatlântico existe há algum tempo, embora questões em relação à escala, custo e utilidade reprimem há muito tempo quaisquer desenvolvimentos realísticos.
Enquanto um voo entre Londres e Nova Iorque leve cerca de 8 horas era incerto anteriormente se trens operando sob o oceano tornariam a jornada rápida o suficiente para justificar o custo de construção.
Com as 2 cidades globais separadas por uma distância de mais de 4,8 mil Km, a construção levaria vários anos. O Eurotúnel de 50,45Km que liga a Inglaterra e a França levou 6 anos para ser construído e exigiu investimento significativo.
Estimativas em relação ao custo do Túnel Transatlântico chegaram ao equivalente a US$19,8 trilhões. Entretanto, desenvolvimentos em tecnologia de tubo à vácuo tornaram o conceito mais viável.
Isso porque trens não enfrentariam qualquer resistência ao ar dentro do túnel, permitindo que eles alcancem velocidades mais altas do que os convencionais.
O design, que viu novo desenvolvimento em transporte na Índia, é algumas vezes chamado de “hyperloop”.
Fonte: News Week