UFJ é outra instituição que sofre ataque cibernético depois da JAL

O Banco Mitsubishi UF também sofreu um ataque cibernético, depois da JAL.

Luminoso do Banco Mitsubishi UFJ (Wikimedia)

Segundo o Banco Mitsubishi UFJ, a partir das 15h de quinta-feira (26), os clientes não conseguiam fazer login nos serviços oferecidos por meio do aplicativo para smartphones por causa de um ataque cibernético.

Publicidade

Foi o segundo ataque cibernético no mesmo dia, depois da Japan Airlines (JAL), no período da manhã.

O banco investigou e constatou que houve um problema nos sistemas de reconhecimento facial e autenticação de impressão digital, o que dificultou o login em algumas áreas.

Até a noite (21h) não havia estimativa da recuperação do sistema afetado. 

O Banco Mitsubishi UFJ também informou que não foram confirmados furtos dos depósitos ou transferências, tampouco vazamento dos dados dos clientes ou problemas de vírus.

“Uma grande quantidade de dados foi enviada ilegalmente de uma fonte externa”, informou um porta-voz do banco. Emendou dizendo que “estamos investigando o problema detalhadamente, presumindo que tenha sido causado por um ataque cibernético”.

JAL resolveu o problema no sistema

A companhia aérea japonesa anunciou que a falha no sistema causada pelo ataque cibernético foi resolvida a partir das 14h do mesmo dia, na quinta-feira.

Complementou dizendo que a falha foi causada pelo envio de uma grande quantidade de dados e não houve vazamento de informações dos clientes ou danos causados por vírus.

As vendas de passagens domésticas e internacionais para o mesmo dia, assim como o check-in, que estavam temporariamente suspensas, foram retomadas.

Fontes: NHK e News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Influenza em nível de alerta em Aichi, Gifu, Shiga e Osaka

Publicado em 27 de dezembro de 2024, em Sociedade

Se reside nessas províncias que estão em nível de alerta da influenza, veja as medidas a tomar.

Foto ilustrativa de medicamentos contra influenza (Pix4free)

Às vésperas do feriado prolongado de fim de ano e Ano Novo, de 9 dias consecutivos, e quando as pessoas costumam se deslocar para viagens, uma das grandes preocupações dos governos das províncias é o aumento do quadro epidêmico da influenza

Publicidade

Nos dias anteriores, em diversas províncias como Mie, Gunma, Nagano, Chiba e Saitama, os respectivos governadores deram sinal de alerta para a infecção.

Na quinta-feira (26), outros governadores emitiram alerta à influenza, por causa do aumento do número de pacientes por instituição médica em uma semana. Quando esse índice ultrapassa a casa de 30 pessoas/instituição hospital acende-se uma luz vermelha.

No caso da província de Aichi, em uma semana até 22 deste mês, o índice chegou a 56,79 pessoas, quase o dobro do padrão. Na província de Gifu o índice anunciado pelo governo foi de 52,47 pacientes/instituição.

Governador de Aichi emite alerta (Tokai TV)

Na região Kansai, os governos das províncias de Shiga e Osaka anunciaram o mesmo: nível de alerta para a influenza devido ao rápido aumento de pacientes, mais que o dobro em uma semana. Na província de Shiga, os índices mais elevados são nas jurisdições dos centros médicos das cidades de  Otsu (51,85) e de Nagahama (41).

Recomendações para prevenção da infecção

  • Ao visitar instituições médicas ou centros de cuidados a idosos, use máscara dependendo da situação e siga a etiqueta da tosse 
  • Lave as mãos ao chegar em casa e após tocar em itens compartilhados 
  • Ventile o ambiente regularmente  
  • Mantenha o corpo bem nutrido e durma o suficiente 
  • Considere ser vacinado para prevenir a infecção e a gravidade dos sintomas
Fontes: Tokai TV, Gifu Shimbun, Nagoya TV, NHK, Gov. Shiga e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão