É tradição no Japão se servir de zoni (お雑煮, lê-se ozoni, forma mais bonita), uma sopa que leva mochi e algumas hortaliças. Além de nutritiva, representa a ideia de “alimento comum dos deuses e humanos”, por isso, é imprescindível ir à mesa como a primeira refeição do Ano Novo.
Enquanto se servem do ozoni, as pessoas agradecem pela colheita e segurança do ano anterior. E rezam também em agradecimento pela colheita abundante e segurança para suas famílias no novo ano.
De onde vem a palavra
A origem da palavra ozoni é “nimaze” (煮雑ぜ), algo como todos os ingredientes misturados e cozidos. Os ingredientes e temperos do ozoni variam dependendo da região, incluindo o formato do mochi, que tanto pode ter forma circular ou quadrada.
Zoni tornou-se popular durante o período Muromachi e era frequentemente servido como aperitivo com bebidas alcoólicas em banquetes realizados por famílias de samurais. Além da sociedade samurai, as pessoas comuns também começaram a tomar essa sopa na mesma época. Durante o período Edo, o preço do arroz se estabilizou e o povo começou a poder comer mochi, que faz parte dela.
Caso queira comprá-la pronta, está à venda nos supermercados. Mas, se gosta de cozinhar, o preparo é simples, por isso, pode fazer em casa.
Vale lembrar que cada região do Japão prepara o zoni de forma diferente. Portanto, não há um padrão, por isso, prepare-o como aprendeu. O que importa é a intenção e o ato de desfrutar desse prato tradicional do Japão.
Receita do ozoni ou zoni simples de Kansai
Ingredientes para duas pessoas
- 2 inhames
- 20 gramas de daikon
- 20 gramas de cenoura
- 2 mochis redondos (pode ser quadrado, como em Tóquio)
- 2 copos de água
- ½ colher de chá de Hondashi para cozinhar o inhame
- ½ colher de chá de Hondashi para cozinhar o daikon e a cenoura
- 1 colher de missô branco
- ¼ de colher de chá de Hondashi
- ¼ de colher de chá de Kobu Hondashi
- um punhado (a gosto) de itogatsuo ou katsuobushi
- opcional: um pouquinho de casa de yuzu (cítrico) cortado em rodelas (para dar aroma)
Modo de preparar
- Descasque o inhame e corte-os com a borda chanfrada e esfregue-os com sal para remover qualquer viscosidade. Ferva em 2 xícaras de água e 1/2 colher de chá de Hondashi até ficar macio
- Corte o rabanete e a cenoura em pedaços de 5 mm de largura, corte-os em formato de flor de ameixa e ferva o rabanete e a cenoura nessa ordem em 2 xícaras de água e 1/2 colher de chá de Hondashi. O mochi redondo deve ser fervido em água até ficar macio
- Despeje água suficiente em uma panela e deixe ferver. Adicione o Hondashi e o Hondashi Konbudashi, abaixe o fogo e adicione o missô branco, logo em seguida desligue o fogo
- Coloque o mochi redondo em cada uma das tigela, arrume o inhame, o rabanete e a cenoura de forma uniforme, cubra com essa sopa de missõe bem quente e polvilhe com o katsuobushi e um pedaço da casca de yuzu
Se preferir, pode acrescentar uma fatia de kamaboko, um raminho de mitsuba, cogumelo shitake, um camarão, pedaços de frango, mochi grelhado, etc. É como um caldo de galinha, cada família prepara do seu jeito e está tudo certo.
Na manhã fria de Ano Novo, nada mais confortável para o corpo que essa sopa quentinha e nutritiva!
Bom apetite e feliz 2025!
Fontes: Aji no Moto e Benesse