Um homem teria jogado intencionalmente a caminhonete que dirigia em uma multidão de pessoas, pouco depois das 3h do Ano Novo, na Bourbon Street no French Quarter de Nova Orleans, nos Estados Unidos, causando a morte de 10 pessoas e deixando dezenas de outras feridas (cerca de 30), informaram as autoridades locais.
O Federal Bureau of Investigation (FBI) informou que o motorista foi morto em um tiroteio com a polícia.
O suspeito dirigindo o carro em Nova Orleans foi identificado como Shamsud Din Jabbar, disseram duas autoridades federais à CBS News.
A superintendente do Departamento de Polícia de Nova Orleans, Anne Kirkpatrick, disse que o homem contornou as barricadas e correu pela Bourbon Street em “comportamento muito intencional” antes de abrir fogo contra os policiais. A prefeita LaToya Cantrell se referiu a isso como um provável “ataque terrorista“. O FBI disse em um comunicado à imprensa que está investigando “como um ato de terrorismo”.
“Esse homem estava tentando atropelar o máximo de pessoas que podia”, disse Kirkpatrick, acrescentando que dois policiais foram atingidos por tiros, mas estavam em condições estáveis. Uma arma longa foi recuperada da cena, disseram fontes da polícia à CBS News.
A arma longa tinha um “dispositivo supressor” que agia como um silenciador, de acordo com fontes na cena. Duas fontes familiarizadas com a investigação disseram à CBS News que o suspeito estava usando um colete à prova de balas. Dispositivos explosivos em potencial recuperados na cena ou perto dela também estão sendo analisados, disseram as fontes.
Ataque terrorista: havia uma bandeira no veículo
O suspeito poderia estar conectado ou inspirado por uma organização terrorista estrangeira, é o que investigam as autoridades locais.
A caminhonete parecia estar hasteando uma grande bandeira preta no para-choque traseiro, de acordo com uma análise da CBS News sobre imagens do veículo. Fontes da polícia disseram que os investigadores estão investigando se a bandeira é ou não uma do ISIS ou se está ligada a outra organização terrorista estrangeira.
Ainda não está claro se o suspeito estava agindo sozinho ou com outros. Uma pessoa familiarizada com a investigação disse à CBS News que, neste momento, nem o ISIS nem nenhuma outra organização terrorista estrangeira assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Explosão de Cybertruck perto do hotel do Trump, outro ataque terrorista? Um morto
Uma explosão perto do Trump International Hotel em Las Vegas, Estados Unidos, na manhã do Ano Novo desencadeou uma evacuação, e foi vista uma fumaça subindo.
O incidente ocorreu pouco antes das 9h, com testemunhas descrevendo o som e a visão da explosão. Postagens nas redes sociais capturaram a confusão, com um usuário no X afirmando: “Algum tipo de explosão na Trump Tower em Las Vegas. Ainda não tenho ideia do que aconteceu.” Outro comentou: “Ouvi o que parecia ser uma caçamba sendo jogada e arrastada por cerca de 10 segundos.”
Os relatórios iniciais sugerem que a explosão causou o incêndio do veículo Tesla. Um hóspede do hotel compartilhou um vídeo mostrando um Tesla Cybertruck estacionado perto da entrada do hotel momentos antes do incêndio.
Ainda não se sabe se foi uma explosão por algum motivo, ou se foi um outro possível ataque terrorista.
De acordo com a CNN, o gabinete do xerife de Las Vegas disse: “Uma pessoa foi encontrada morta dentro do veículo. Não se sabe se era um homem ou uma mulher”. Outras 7 pessoas ficaram feridas.
“Confirmamos que a explosão foi causada por um grande fogo de artifício ou bomba carregada no carro”, comentou um porta-voz da Tesla. “O carro foi alugado, portanto não há relação causal entre o veículo em si e a explosão”, concluiu.
Essa ocorrência continua sendo investigada.
Veja um post no X mostrando as duas cenas, do suposto ataque terrorista e da explosão perto do hotel do Trump.
This is not a good morning, and it doesn’t feel like a Happy New Year.
In New Orleans, a terrorist attack left 10 dead. A Cybertruck exploded in front of Trump Tower in New York. The FBI hasn’t had the balls to call it “Terrorist Attack”. This isn’t random. Something is off.… pic.twitter.com/lhEoUpHuUv— I Legal Thinker (@I_legalthinker) January 1, 2025
Assista a um vídeo postado no YouTube sobre a explosão perto do hotel.
https://youtu.be/XUsY1kICRSE
Veja um post no X, do New York Times, sobre o ataque com uma caminhonete.
Shamsud Din Jabbar identified as killer driver who mowed down dozens of New Year’s revelers in New Orleans https://t.co/Qd3siBTeVI pic.twitter.com/44YtaKP1Fe
— New York Post (@nypost) January 1, 2025
Fontes: NHK, CBS News, NewsX e The Sun