Temperaturas mais altas podem causar avalanches e fazer com que neve caia de telhados na região Tohoku e em outras partes do Japão que foram afetadas por neve intensa.
Funcionários da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) dizem que condições atmosféricas instáveis devido a 2 sistemas de baixa pressão e frentes climáticas estão trazendo chuva para o oeste do país e precipitação e neve para a costa do Mar do Japão no norte do arquipélago.
Neve intensa já se acumulou em Tohoku, incluindo a província de Aomori.
O acúmulo de neve chegou a aproximadamente 1m nas cidades de Aomori e Hirosaki, sendo mais do que o triplo do nível comum para essa época do ano.
Nesta segunda-feira (6) a chuva cobre amplas áreas do país, visto que os sistemas de baixa pressão se movem para o leste.
A previsão é de que a chuva se intensifique em áreas ao longo da costa do Pacífico onde pouca precipitação caiu desde o mês passado. Chuva e neve úmida estão previstas para Tohoku.
É provável que ventos do sul façam as temperaturas subirem. Temperaturas máximas diurnas na província de Hokkaido, na região Tohoku e na província de Niigata sejam de 6ºC a 7ºC mais quentes do que no domingo (5), com máximas de 11ºC na cidade de Niigata, 10ºC na cidade de Akita (província homônima), 8ºC nas cidades de Aomori (província homônima) e Sapporo (Hokkaido).
A AMJ está pedindo precaução em relação a avalanches, neve em derretimento e neve que cai de telhados.
Condições atmosféricas instáveis podem intensificar a chuva em alguns lugares. A população na região Tohoku e no leste do Japão, assim como nas Ilhas Nansei, estão sendo alertadas em relação a deslizamentos, raios e rajadas de vento.
Fonte: NHK