Agência nos EUA proíbe corante vermelho em alimentos e medicamentos

A agência disse que estava levando a ação como uma ‘questão de lei’ porque alguns estudos descobriram que o corante causou câncer em ratos de laboratório.

O corante Red 3 é usado em alguns doces (ilustrativa/banco de imagens)

Reguladoras nos EUA proibiram na quarta-feira (15) o corante chamado Red 3 do fornecimento de alimentos da nação, cerca de 35 anos após ele ter sido banido de cosméticos devido ao risco em potencial de câncer.

Publicidade

Agentes da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) atendeu uma petição movida por duas dezenas de advogados da saúde os quais pediram que a agência revogasse a autorização para a substância que dá a alguns doces, aperitivos e cerejas marrasquino uma tonalidade vermelha brilhante.

A agência disse que estava levando a ação como uma “questão de lei” porque alguns estudos descobriram que o corante causou câncer em ratos de laboratório.

Autoridades citaram um estatuto conhecido como como a Delaney Clause, a qual exige que a FDA proíba qualquer aditivo que possa causar câncer em pessoas ou animais.

Câncer em ratos de laboratório

Esse corante é conhecido como eritrosina, FD&C Red Nº3 ou Red 3. A proibição o remove da lista aprovada de aditivos coloridos em alimentos, suplementos dietéticos e medicamentos orais, como xaropes para tosse.

Há mais de três décadas, a FDA se recusou a autorizar o uso do Red 3 em cosméticos e medicamentos aplicados externamente porque um estudo mostrou que ele causou câncer quando consumido por ratos.

Evidência mostra câncer em ratos machos de laboratório que foram expostos a altos níveis de FD&C Red Nº 3. Consideravelmente, a maneira que o FD&C Red Nº3 causa câncer em ratos machos de laboratório não ocorre em humanos”.

Fabricantes de alimentos terão até janeiro de 2027 para remover o corante de seus produtos, enquanto aquelas que fabricam medicamentos orais terão até janeiro de 2028 para fazer o mesmo.

A eritrosina é proibida em alguns países

Outros países ainda permitem certos usos do corante, mas alimentos importados devem atender a nova exigência dos EUA.

O Red 3 é proibido para uso em alimentos na Europa, Austrália e Nova Zelândia, com exceção em certos tipos de cereja marrasquino.

A Associação Internacional de Fabricantes de Corantes defende o Red 3, dizendo que é seguro em níveis tipicamente consumidos pelos humanos.

O grupo aponta para uma pesquisa realizada por comitês científicos operados pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde (PMD), incluindo uma revisão de 2018 a qual reafirmou a segurança do Red 3 em alimentos.

Algumas fabricantes de alimentos já reformularam produtos para remover o Red 3.

Em seu lugar elas usam suco de beterraba, carmim, um corante feito a partir de insetos, e pigmentos de alimentos como batata doce roxa, rabanete e repolho roxo, de acordo com a Sensient Food Colors, uma fornecedora de alimentos e aromatizantes com sede em St. Louis, no estado do Missouri.

Fonte: Japan News Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda vai produzir SUVs elétricos de luxo nos EUA

Publicado em 16 de janeiro de 2025, em Notícias do Mundo

A Honda vai produzir o veículo esportivo utilitário elétrico de luxo RSZ em sua planta no estado de Ohio, nos EUA, no fim deste ano.

Honda investe em produção de elétrico de luxo nos EUA (ilustrativa/banco de imagens)

A Honda Motor Co. planeja produzir o veículo esportivo utilitário (SUV) elétrico de luxo RSZ em sua planta no estado de Ohio, nos EUA, no fim deste ano, disseram representantes da companhia na quarta-feira (15).

Publicidade

O RSX vai ser operado com o ASIMO OS, um novo sistema operacional que a montadora japonesa desenvolveu recentemente usando a tecnologia para seu robô humanoide ASIMO, que se aposentou em 2022.

No ano passado na América do Norte, a Honda lançou o Prologue e o Acura ZDX, SUVs elétricos desenvolvidos em conjunto com a General Motors Co. e montados pela montadora dos EUA.

A Honda planeja lançar sua série “0” de marca de veículos elétricos em 2026.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão